Que a cidade do Rio de Janeiro é bela por excelência e sempre foi um dos principais destinos turísticos, isso ninguém duvida. Afinal, a capital fluminense faz jus ao título de Cidade Maravilhosa. Mais um reconhecimento disso se teve na última semana com a divulgação de um ranking do jornal britânico The Telegraph, que elegeu as dez melhores cidades turísticas do mundo. O Rio de Janeiro ficou na sétima posição.
Todo ano, a publicação promove o concurso Telegraph Travel Awards, que premia cidades, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, entre outros. Cerca de 30 mil leitores do jornal participaram da votação. Esse ano o Rio de Janeiro atingiu uma de suas melhores colocações no ranking. Em 2017 a cidade foi a 21ª da lista e em 2019, 31ª.
Com destaque para o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, a publicação define a cidade carioca como o ponto mais festejado do Brasil. “O Rio de Janeiro é uma cidade festeira, sempre dançando aos pés do Pão de Açúcar e do Cristo”, destaca o jornal Telegraph, fazendo alusão ao famoso carnaval da cidade.
A cidade vencedora do concurso foi a Cidade do Cabo, África do Sul, em segundo lugar, Veneza, Itália; em terceiro; Sevilha, Espanha; Vancouver, Canadá 4º; Roma, Itália, 5º- Florença, Itália, 6º; Rio de Janeiro, Brasil, 7º; Sidney, Austrália, 8º; Quioto, Japão, 9º; e Dubrovnik, Croácia, 10º lugar.
Potencial fluminense
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, comemorou o resultado da nossa capital entre os melhores destinos turísticos e afirmou que os investimentos feitos no setor explicam esse momento positivo do Rio e que isso tem refletido na percepção internacional sobre o estado. “Nós conseguimos recuperar a credibilidade e fizemos pessoas e empresas voltarem para a capital. Estamos trabalhando e investindo também no interior para que em breve sejamos o número um em turismo do mundo”, declarou Castro.
A intenção é que o turismo dos municípios fluminenses, principalmente os das regiões Serrana, como Nova Friburgo, dos Lagos, Sul e Costa Verde, que ficam a menos de três horas de distância da capital, de carro, possam se beneficiar com o maior afluxo de turistas no Rio de Janeiro. A ideia é criar pacotes de turismo que incluam visitas de um dia aos municípios do interior aumentando a cartela de atrativos para o turista que procura a Cidade Maravilhosa. Além das belezas cariocas, eles também poderão desfrutar dos atrativos do interior, como o charme da serra e as praias paradisíacas do nosso litoral.
Destino internacional
Desde o início do ano, a Secretaria estadual de Turismo vem fortalecendo as ações de promoção de todo o Estado do Rio de Janeiro como destino turístico no mercado internacional, com participação nas maiores feiras de turismo do mundo, como a Fitur (Madrid), BTL (Lisboa) e ITB (Berlim). Além disso, já foram realizados três eventos de promoção do Rio de Janeiro e capacitação para o trade turístico de Lisboa, Londres e Nova York, todas com participação do próprio governador e do secretário de Turismo, Gustavo Tutuca. As próximas acontecerão em Milão e Roma, em setembro.
“Estamos investindo forte no mercado internacional, promovendo o nosso estado como um destino preparado e seguro, seja para o turismo de lazer ou de negócios. Além disso, temos trabalhado muito para aumentar a oferta de voos para o Rio de Janeiro e já conseguimos bons resultados com as empresas TAP Air Portugal, British Airways, Ita Airways, United Airlines, Delta e American Airlines. Algumas aumentaram a oferta de voos e outras, que não voavam mais para o Rio, anunciaram a volta de voos para o estado”, anunciou Gustavo Tutuca.
Deixe o seu comentário