O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição, anunciou no último domingo, 11, que seu novo candidato a vice será o deputado estadual Thiago Pampolha, do União Brasil.Pampolha concorria a reeleição disputando uma cadeira na Assembleia Legislativa fluminense (Alerj). Ele assumiu a candidatura após o vice de Castro, Washington Reis (MDB), ter sido impedido por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Em 2016, Reis foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública, ficando inelegível.
O anúncio do novo vice na chapa ao Governo do Estado foi feito pelas redes sociais de Claudio Castro. No governo do Rio de Janeiro, Pampolha já ocupou os cargos de secretário de Esporte, em 2017, e do Ambiente e Sustentabilidade, em 2020. Pampolha está no terceiro mandato como deputado estadual.
O agora ex-candidato a vice na chapa de Cláudio Castro, o ex-prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Washington Reis, representava a união do PL com o MDB na eleição para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, no último dia 6, sete desembargadores do TRE-RJ votaram por unanimidade pelo indeferimento do registro da candidatura de Reis. Ele foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime ambiental e loteamento irregular quando era prefeito de Duque de Caxias, o que o enquadrou na lei de Ficha Limpa, tornando-o inelegível.
Ainda na semana passada, um recurso do ex-prefeito de Caxias foi analisado na Segunda Turma do STF, que formou maioria para manter a condenação. Com essa decisão, os desembargadores do TRE-RJ entenderam que um candidato ficha suja não pode concorrer a nenhum pleito.
Na sexta-feira passada, 9, Washington Reis renunciou à candidatura de vice-governador. (Fonte Agência Brasil e Portal G1)
Deixe o seu comentário