Nova Friburgo voltou a ter o seu maior evento de moda: a tradicional Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest), que chega a sua 30ª edição e acontece até o próximo domingo, 4, no Nova Friburgo Country Clube, com entrada franca. Depois de dois anos sem promover o evento, devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), entidade que realiza a feira, o empresário Marcelo Porto (abaixo) abriu a Fevest ontem, 1º, ressaltando a importância desse retorno. “A Fevest é a maior feira de moda íntima do Brasil, consolida Nova Friburgo como a Capital da Lingerie e movimenta toda a economia local”, enfatizou.
Além do presidente do Sindvest, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do município (Sincomércio), Braulio Rezende; a presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense, Márcia Carestiato; a gerente da Agência Regional Centro-Norte do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, entre outras autoridades e representantes de entidades estiveram presentes e destacaram o pólo de Moda íntima de Nova Friburgo e Região como referência para todo o Brasil.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvea Vieira (acima), através de uma mensagem de vídeo enalteceu a pujança do polo friburguense de lingerie que mais uma vez mostra todo o seu potencial através da Fevest, feira que movimenta a economia e lança tendência de moda. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Antonio Florencio de Queiroz Júnior, também por mensagem de vídeo, saudou os confeccionistas e destacou a participação deles no fortalecimento da economia de Nova Friburgo e região, já que o polo de lingerie da região é responsável por 25% da produção nacional do setor, com reconhecimento, inclusive, internacional, devido a qualidade das peças fabricadas em Nova Friburgo.
O desfile de abertura da Fevest apresentou as mais novas tendências da moda, com peças produzidas pelas empresas participantes do evento. Na passarela, além de modelos de Nova Friburgo, a modelo, atriz e bailarina, Aline Campos (acima). Na primeira fila do desfile de abertura seu namorado, o badalado DJ Jesus Luz. Além disso, o desfile também contou presença do estilista Dudu Bertholini, uma das figuras mais icônicas da moda brasileira e da televisão.
Enfatizando a importância de Nova Friburgo e região na produção nacional de moda, os representantes dos Correios lançaram o Bloco Filatélico de Moda (acima), com três selos, emitidos em 2020 (na época do isolamento social, devido à pandemia da Covid-19). A impressão dos selos foi feita pela Casa da Moeda. Depois da abertura oficial, autoridades andaram pela feira, prestigiando os estandes das empresas participantes e seus lançamentos.
Fevest 2022
A Fevest chega à sua 30ª edição, se consolidando como a maior feira de moda íntima do país. O Sebrae foi representado pela Fernanda Gripp (abaixo). Reunindo empresas de confecção e de matérias-primas, a feira conta com mais uma novidade nesta edição: avenda de peças no varejo. Nesta edição da feira acontecem simultaneamente sessões de negócios com compradores, magazines e fornecedores de matéria-prima. Durante a Fevest, os consumidores terão acesso aos maiores fabricantes de lingerie, fitness, moda praia e noite, com preços acessíveis. O evento, com entrada gratuita, conta ainda com praça de alimentação, desfiles e atrações.
A Fevest é realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), com patrocínio da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e entidades parceiras. “A Fevest é um caso de sucesso e devemos reconhecer o esforço dos organizadores e empresários de Nova Friburgo. Contem sempre com a Firjan para o crescimento do setor e a distribuição de renda para a população”, disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
De acordo com levantamento produzido pela Firjan com dados da Rais 2021, o Centro-Norte Fluminense agrega cerca de 84% das empresas do setor de moda íntima no estado. Isso significa que aproximadamente 44% dos empregos fluminenses dessa indústria estão na região, representando 12% dos empregados neste setor no Brasil.
“Os números mostram a relevância do setor para a indústria brasileira. E, mais que isso, evidenciam a potência da moda íntima fluminense, concentrada no polo de Nova Friburgo, com grandes empresas e produtos com alta tecnologia conhecidos, inclusive, em outros países”, ressalta Antônio Berenguer, diretor da Firjan Cirj (acima).
O secretário Municipal de Fazenda, André Montechiari (abaixo), também esteve presente e destacou a importância da feira para a economia de Nova Friburgo, assim como Bráulio Rezende (mais abaixo) em relação ao comércio (ele preside o Sincomércio).
Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest Nova Friburgo e vice-presidente da Firjan, a realização da feira representa a retomada das boas oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor. “O evento ocorre em um ótimo momento, apropriado ao fechamento dos pedidos para o final de ano. A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas visitem a nossa feira. Teremos grandes compradores e um espaço de coworking, com salas reservadas para o fechamento desses negócios”.
Para Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, a feira também proporciona o aquecimento da economia local.
“A Fevest movimenta toda a economia de Nova Friburgo, atraindo pessoas de várias cidades do país que se hospedam em nossos hotéis, consomem no comércio local e fazem turismo. É uma forma de gerar oportunidades e renda, além, é claro, de alavancar o setor de moda íntima”, afirma.
Firjan SENAI marca presença no desfile de abertura
Além das tendências lançadas pelas confecções de Nova Friburgo e região, o desfile de abertura foi marcado pelo talento dos alunos dos cursos de Técnico em Vestuário, Modelagem, Costura e Assistente de Produção, da Firjan Senai Espaço da Moda, que tiveram três looks do Projeto Novos Talentos na passarela da Fevest 2022.
As peças escolhidas por votação popular foram: Ciclo Leve, Natureza em Vida e Futurista, todas produzidas dentro de cinco pilares - design, saúde, tecnologia, handmade e sustentabilidade, com objetivo de trazer a reflexão de um consumo mais consciente pós-pandemia.
“Nós fomos desafiados a revolucionar a moda nessa nova normalidade e queremos mostrar que os nossos alunos estão preparados para pensar fora da caixa e desenvolver novos produtos para o mercado que precisa ser mais consciente”, aponta Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan Senai Espaço da Moda.
Horários da Fevest
Nesta sexta, das 13h às 20h; sábado, das 9h às 20h; e domingo, das 9h às 15h. Entrada gratuita.
A programação desta sexta
9h - Workshop Audaces “Fashion PLM-ISA Audaces”, com Kezia Tavares - Kézia Tavares é Designer de Moda, instrutora da AUDACES e está há mais de oito anos na indústria da moda onde vivencia o início da transição dos preenchimentos de ficha-técnica no papel para a era digital. Atualmente direciona empresas e pessoas a alcançarem o mercado digital ensinando a unir moda com tecnologia através dos softwares da Audaces.
Local: sede da Firjan SENAI Moda
13h – Abertura da feira
14h - Desfile Firjan SENAI Moda Local: Arena de Desfile
15h – Palestra FIRJAN “Potencial exportador do setor de vestuário e ações da Firjan Internacional”
16h – Palestra SEBRAE “Humanizar para conquistar. A nova forma de dialogar com os seguidores nas redes sociais”, com Fábio Monnerat
17h – Palestra “Moda - Macrotendências Outono/Inverno 23”, com o consultor Thierry Coutinho (Senai Cetiqt) Tema: Tendências de comportamento que estão impactando as estratégias de desenvolvimento de produtos, os modelos negócios e o varejo de moda de acordo com a sazonalidade da moda, apresentadas com seis meses de antecedência do lançamento no varejo nacional. - Thierry Coutinho é pedagogo. Designer de Moda, Mestre em Design e Doutor em Comunicação. Local: Arena de Desfile
18h - Workshop Audaces - “Ficha-técnica 4.0 Audaces”, com Kezia Tavares - Kézia Tavares é Designer de Moda, instrutora da AUDACES e está há mais de oito anos na indústria da moda onde vivencia o início da transição dos preenchimentos de ficha-técnica no papel para a era digital. Atualmente direciona empresas e pessoas a alcançarem o mercado digital ensinando a unir moda com tecnologia através dos softwares da Audaces. Local: Firjan SENAI Moda
18h – Palestra “A importância do posicionamento de marcas nas mídias digitais”, com Camilla Athayde (Instrutora Senac RJ) Local: Arena de Desfile 19h - Desfile Firjan SENAI Moda Local: Arena de Desfile
20h – Palestra “Mapeamento de Tendência do Setor da Moda”, com Nathalia Coelho e Marcia Freitas Tema: Apresentação do Mapeamento de Tendências da Moda desenvolvidas pela equipe do Lab de Tendencias da Casa Firjan e a Gerência de Educação Profissional da Firjan Senai. Local: Arena de Desfile
21h - Encerramento da feira
Deixe o seu comentário