Eleições: prazo para solicitar voto em trânsito termina nesta quinta

Eleitores com deficiência também podem pedir para votar em seções com acessibilidade
terça-feira, 16 de agosto de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida têm até esta quinta-feira, 18, para solicitarem o voto numa sessão de fácil acesso nas próximas eleições. Nas duas zonas eleitorais de Nova Friburgo, a 26ª e a 222ª, estão registrados 653 eleitores com deficiência física. Desses, 290 têm dificuldades de locomoção, o que corresponde a 41,91% deles. E, das 516 seções eleitorais da cidade, 307 possuem acessibilidade.

Esse pedido é temporário e vale apenas para o pleito de 2022, que acontecerá nos dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno (para presidente e governador), no dia 30 do mesmo mês. Caso a pessoa precise mudar definitivamente o local de votação, deverá fazer novo pedido aos cartórios eleitorais após o pleito deste ano.

No município, estão registrados ainda 208 eleitores com outras deficiências (não especificadas), 124 com deficiência visual, 60 com deficiência auditiva e dez com dificuldade para o exercício do voto.

Quem não puder se deslocar até o cartório poderá fazer a solicitação por meio de curador, apoiador ou procurador, acompanhado de autodeclaração ou documentação comprobatória da deficiência ou dificuldade de locomoção

Urnas preparadas para pessoas com deficiências

De acordo com o TSE, todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual. Além do sistema braile e da identificação da tecla número cinco nos teclados, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará às eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

Segundo ainda o TSE, no momento da votação, se não tiver sido feito nenhum requerimento, o eleitor com deficiência ainda poderá informar ao mesário suas limitações, a fim de que a Justiça Eleitoral providencie as soluções adequadas no momento. O eleitor pode também contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança, que, caso seja autorizada pelo presidente da mesa, poderá acompanhá-lo na cabine de votação e, até mesmo, digitar os números na urna. A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível.

Voto em trânsito

Também até a próxima quinta-feira, 18, eleitores que estiverem fora da cidade onde votam, podem solicitar o pedido de voto em trânsito. A autorização é temporária, válida somente para esse pleito. Mas, para poder votar fora do domicílio eleitoral, o eleitor deve saber onde estará nos dias do primeiro turno e, se houver, do segundo turno também para que seu nome seja incluído na urna da seção do local.

O requerimento para votar em trânsito só pode ser feito de forma presencial, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. O eleitor poderá votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, caso esteja no estado, onde está registrado para o voto. Já para quem estiver em outro estado, o voto em trânsito será apenas para o cargo de presidente da República. A indicação do município para votar em trânsito também está limitada às capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. (Fonte: Tribunal Superior Eleitoral)

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições