O voleibol em Nova Friburgo continua ativo, disputando competições e com grandes chances de alcançar resultados expressivos. Quatro equipes da cidade estão participando da fase regional do campeonato promovido pela Liga de Voleibol do Estado do Rio de Janeiro (Liverj), na categoria adulto. São dois times femininos, o Fri Vôlei e o Fri Set, e outros dois masculinos, o Vôlei da Serra e o União.
As duas primeiras fases aconteceram no ginásio Adhemar Combat, na Via Expressa, em Olaria, e a fase final será promovida neste domingo, 7, em Teresópolis. Todos os quatro times friburguenses passaram para as finais da fase regional, alimentando a esperança de ficar com o título e de conseguir avançar para a próxima fase do torneio.
De acordo com o regulamento, os regionais Liverj integram o calendário oficial da Liga, buscando integrar as equipes de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Após a fase regional, onde os times jogam contra todas as equipes dentro de suas regiões de inscrição (Serrana, Lagos, Sul, Baixada Fluminense e Metropolitana), o campeão e o vice de cada avançam para a disputa da Supertaça Carioca, em sistema de playoff, a ser disputada neste segundo semestre.
As partidas são realizadas em dois sets vencedores de 25 pontos, terminando em 28. Havendo o terceiro set, de caráter decisivo, ele é jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, terminando em 18. Às equipes campeãs e vice, tanto da fase regional quanto da Supertaça Carioca, são conferidas 15 medalhas e um troféu.
A Liverj foi criada em 2013 para preencher uma lacuna no calendário do voleibol carioca, vindo a proporcionar aos praticantes deste esporte a participação em evento com equipes vindas de todo o Estado do Rio de Janeiro. Através da Liga, atletas puderam ser revelados para os diversos clubes da Federação Carioca. Durante todos esses anos, mais de 100 escolas esportivas e equipes passaram pelas quadras do Estado.
Deixe o seu comentário