O boletim sobre a Covid-19 em Nova Friburgo da noite desta sexta-feira, 3, mostra um dado alarmante. Dos 109 novos casos confirmados em 24 horas, dez são profissionais de saúde infectados - um número há muito tempo estagnado em 905 que subiu para 915, conforme os registros oficiais da prefeitura. No total, desde o início da pandemia, a cidade já teve 31.678 pessoas infectadas. Em 24 horas, mais um óbito também foi registrado, elevando o total para 934.
Dos 482 testes realizados somente nesta sexta, no entanto, mais 156 resultaram positivos (na véspera havia sido 141). Em cinco dias, desde a última segunda-feira, 30, 674 friburguenses testaram positivos. Ou seja, em média, 135 a cada dia.
Como A VOZ DA SERRA noticiou, a quantidade de testes diários mais que dobrou em uma semana: na terça da semana passada foram feitos 197 exames e na última terça, 382. Com a maior demanda, a prefeitura antecipou em uma hora o horário de realização de testes de Covid no posto do Suspiro: de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e às terças, a partir das 10h.
A proporção de resultados, no entanto, se mantém estável: cerca de 30% de positivos contra 70% negativos. Só nesta terça, foram 116 positivos, contra 266 negativos. Nesta quarta, 134 positivos, contra 325 negativos. Nesta quinta, 141 contra 343 não reagentes. E nesta sexta, 156 contra 326.
Nos hospitais, mais seis pessoas precisaram de leitos em 24 horas, totalizando agora 31 internadas. Dessas, 31 estão em enfermarias de todos os hospitais. O Raul Sertã, que vem ajustando a quantidade de leitos conforme a demanda, tinha 17 ocupados na quinta e 21 na sexta. Os internados em UTIs subiram de três para quatro.
Em uma semana, chegou a sextuplicar o número de pacientes internados com Covid-19 na cidade. Na terça-feira da semana passada, 24, havia somente quatro pessoas internadas.
Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. Mas longas filas voltaram a ser registradas no início desta semana.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Nova Friburgo informou que o novo óbito foi de uma mulher sexagenária com comorbidade e que havia tomado três doses da vacina contra a Covid.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de casos entre os profissionais acaba acontecendo devido à circulação do vírus e ao aumento da procura por assistência hospitalar.
Deixe o seu comentário