Comemora-se no dia 22 de março o Dia Mundial da Água. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água, e aborda temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.
A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) criou este evento no dia 22 de fevereiro de 1993, devido à presença de grandes índices de poluição ambiental no planeta. Elaborou medidas cautelosas a favor da água e impôs a consciência ecológica em relação a este bem natural. Assim, é dever de cada ser humano conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do planeta Terra.
A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.
A importância da água é tamanha. Os seres humanos que poluem através de ações incorretas, esquecem de que essas ações podem atingi-los de forma direta. Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas.
Nova Friburgo: Melhor do estado e o 3º melhor município do Brasil
Nova Friburgo é o 3º melhor município do Brasil em água limpa e saneamento básico. É o que mostra o relatório com o ranking de municípios para 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O estudo foi elaborado pelo CPL (Centro de Liderança Pública) em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos, Gove, Bank Of America, entre outras instituições e cruza diversas informações para chegar aos denominadores dos municípios com mais de 80 mil habitantes, informou Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório" em novembro do ano passado.
Em água limpa e saneamento, Nova Friburgo tem nota 90,31 e fica atrás apenas de Santos-SP (1º) e Balneário Camboriú-SC (2º). Destaca-se que o 4º e 6º lugares, Niterói e Petrópolis, respectivamente, também têm como concessionária de águas e esgotos a mesma empresa que atua em Nova Friburgo. Entre os 17 objetivos da ONU, esse é o que Nova Friburgo figura-se melhor em termos de colocação.
Deixe o seu comentário