A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, através da Gerência de Saúde Mental, iniciou nesta semana o programa ‘’Psiquiatria Itinerante’’ que levará o atendimento psiquiátrico aos distritos e localidades periféricas, nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Uma vez por semana, em cada ESF, haverá atendimento com um psiquiatra, acompanhado da equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A novidade começou ontem, 8, na ESF do distrito de Amparo; no dia 15, será a vez da unidade de Mury; dia 22, em Campo do Coelho; e dia 29, Lumiar, sempre a partir das 14h. O paciente que deseja participar desse projeto precisa ser encaminhado por um médico de família na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Esse profissional fará uma avaliação preliminar e, se constatar a necessidade, irá encaminhá-lo para uma consulta com um psiquiatra, agendando o atendimento inicial.
A Secretaria de Saúde ressalta que já existe atendimento psiquiátrico nos postos de saúde Tunney Kassuga, em Olaria; Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Agora, com o projeto Psiquiatria Itinerante, o serviço será descentralizado.
Deixe o seu comentário