Com a proximidade das festas de fim de ano, os enfeites de Natal costumam invadir as residências, empresas e o comércio, de modo geral. Entretanto, quando instalados de forma incorreta, em vez de alegria, a iluminação pode oferecer riscos à saúde e muita dor de cabeça com acidentes. Aliado a isso, também é importante estar atento aos impactos do consumo e não levar susto quando a próxima conta de luz chegar.
Para garantir a iluminação e a decoração de fachadas e interiores dos imóveis com segurança e consumo consciente, o primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso.
Ao instalar os equipamentos elétricos, é importante que eles não fiquem próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. É importante também evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. O engenheiro Victor Rispoli, gerente de Construção e Manutenção da concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo Energisa, ressalta a necessidade de verificação da compatibilidade do enfeite com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, para evitar a sobrecarga e/ou aumento do consumo de energia.
As orientações de segurança na instalação de adereços luminosos se aplicam também para áreas externas. “As luzes devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica, pois estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes. Vale lembrar que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados e que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia”, reforça Rispoli.
Festa da virada também requer atenção
O próximo dia 31 de dezembro é por tradição quando as pessoas celebram a chegada do novo ano e dão adeus a mais um ciclo que termina. Mesmo longe das grandes festas e aglomerações, para muitas pessoas essa comemoração vem acompanhada da famosa queima dos fogos de artifício, até memo se a saudação ao ano-novo ocorrer no quintal de casa. Mas, apesar do encantamento que essa explosão de cores e luzes provoca, é preciso tomar muito cuidado na hora de manusear o artefato.
A melhor dica é de que eventos envolvendo fogos sejam evitados pelos riscos à saúde e de acidentes. De toda forma, a concessionária Energisa alerta sobre a importância de manter distância da rede de distribuição de energia e não soltar fogos na direção de postes ou próximo das subestações. Além dos acidentes, os fogos podem provocar falta de energia em caso de rompimento dos cabos.
Dicas para tornar a virada mais segura
- Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos fogos de artifícios no momento da compra e durante sua utilização;
- Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;
- Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;
- Nunca solte fogos em ambientes fechados;
- Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;
- Não coloque o artefato em bolsos.
Caso ocorra uma batida com poste e houver fios energizados caídos na rua, ligue para a Energisa pelo 0800 032 0196 e informe a emergência. Evite que estranhos cheguem perto da área do acidente. Ninguém, além da equipe da Energisa, que estiver atendendo a ocorrência deve mexer nestes fios.
Deixe o seu comentário