Vai viajar neste fim de ano? Cuidado com jardins, plantas e flores

Excesso de sol, umidade do ar, insetos e outros fatores naturais podem causar estragos no jardim
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Se você ama plantas e tem um jardim cheio delas — dentro ou fora de casa —, provavelmente já sabe que é preciso ter alguns cuidados especiais com as flores no Verão que começa oficialmente nesta terça-feira, 21. Nem todas as espécies se dão bem com temperaturas altas e, por isso, é um tempo que requer cuidados específicos. Lembrando ainda, que também é época de viagens mais longas, para aproveitar as férias, e as plantas podem ficar sem receber água por vários dias. Todos esses fatores podem acabar com seu jardim, seja pela desidratação das plantas ou pelas folhas queimadas e secas. 

Lembre-se que é nessas estações que as plantas começam a crescer, ficam mais bonitas, mais verdes e floridas. Se a ideia é ter um jardim bonito e saudável, é importante tomar alguns cuidados nessa época do ano, especialmente para quem vai passar a temporada fora de casa. Para quem adora viajar, uma ótima dica é usar os vasos autoirrigáveis, que permitem que a rega seja mais espaçada. Práticos e também muito bonitos, estão disponíveis em diversos modelos.

Sol excessivo, umidade do ar, insetos e outros fatores naturais podem causar estragos no jardim, por isso é importante estar atento ao longo do período do Verão. É comum que em algumas regiões do Brasil chova mais durante a estação mais quente do ano, daí a rega ser um dos principais fatores de cuidados. Com o clima seco e quente a planta absorve mais água, por isso, mesmo contando com as chuvas é importante ter o solo sempre úmido e fresco.

Mas, não se esqueça que água demais pode apodrecer a raiz das plantas. Além disso, conheça o tipo de planta, algumas necessitam de mais água que outras. Para evitar transtornos, confira aqui algumas dicas para você cuidar de suas plantas e flores no Verão.

Sol — A maioria das plantas gosta de receber um pouquinho de luz solar pela manhã, sem excessos. Por isso, deixe a planta no sol apenas durante os períodos de menor intensidade. O sol da manhã ou do final da tarde são ideais, pois evitam possíveis queimaduras nas folhas. 

Rega — Evite colocar a planta no sol caso tenha feito uma rega antes. As folhas e caules quando molhados podem refletir mais a luz solar e provocar queimaduras na planta. Procure molhar no período da noite, quando o tempo está mais ameno.

Podas — Por um belo jardim, evite podar as plantas e flores no verão. Após a poda as plantas começam a crescer e dar novos brotos, que na maioria das vezes são sensíveis à luz solar e temperaturas altas. Deixe para podar no final do inverno e início da primavera. 

Adubação — Adubar as plantas durante o verão é fundamental para que elas tenham tempo de metabolizar os nutrientes do solo mais rapidamente. Isso ocorre porque nos dias mais quentes as plantas buscam mais hidratação. Aproveite essa época para trocar a terra seca e realizar a adubação.

Pesticidas — As pragas são os grandes inimigos das plantas. Como no verão é mais comum ver insetos se alimentando das folhas, o ideal é estar atento aos sinais das plantas, as condições das folhas. Cuidado na hora de aplicar pesticidas e inseticidas, pois, como eles possuem uma composição química diferente da água, podem queimar ainda mais as folhas. Se necessário usar esse tipo de produto, opte por aplicar no período da noite e mantenha a planta apenas na meia sombra.

(Fonte: https://blog.cobasi.com.br/plantas-e-flores-no-verao/)

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito