O projeto de Natal que o Sesc inaugurou em Nova Friburgo na semana passada tem a meta de cumprir um relevante papel social: além de decoração e iluminação de ruas e praças e promoção de eventos culturais, foi incluída na programação festiva a arrecadação de donativos para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil. A partir de hoje, 8, caixas coletoras de alimentos não perecíveis para doação serão instaladas nos shoppings Cadima e Friburgo e também na sede do Sincomércio e da CDL, na Rua Fernando Bizzotto 39, todos no Centro. Para esta ação, o programa demanda itens como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, açúcar, óleo de soja, biscoitos etc.
A ideia de aproveitar a programação de Natal para incentivar a ação solidária foi apresentada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e embaixador do Mesa Brasil na região, Braulio Rezende, à coordenadora do programa, Maria Aparecida Pessoa, e ao analista de captação de recursos, Reinaldo Granjeiro, que visitaram Nova Friburgo recentemente. Todos apostam num resultado positivo que a proposta deve gerar.
Braulio, que conseguiu aprovação do projeto de Natal junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Sesc, considera o fim do ano uma boa oportunidade para ampliar o alcance do Mesa Brasil em Nova Friburgo e municípios vizinhos. “Os friburguenses ganharam um presente tão bonito, com a cidade decorada e iluminada, que certamente, imbuídos do espírito de Natal, se sentirão motivados a ajudar os mais necessitados. Temos que olhar com urgência para nossos irmãos que enfrentam carência de alimentos”, ressalta Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O programa
O Mesa Brasil Sesc atua há 20 anos no combate à fome e ao desperdício, recolhendo de quem pode auxiliar e passando às mãos de quem precisa. Os produtos são direcionados a instituições socioassistenciais, asilos e creches, que fazem os donativos chegarem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em Nova Friburgo, em 2021, o programa beneficiou órgãos cadastrados pelas igrejas católicas, que recebem alimentos mensalmente, e mais 650 famílias: 450 em abril, com cinco toneladas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes), e 200 em julho, com três toneladas em cestas básicas.
“Apelamos aos friburguenses e aos nossos vizinhos para contribuírem com o Mesa Brasil, que tanto apoia os menos favorecidos. A pandemia, o desemprego e a alta nos preços dos alimentos pioraram muito as condições dessas pessoas, mas nós somos capazes de mudar o cenário para melhor”, completa Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário