Tão falada nos últimos tempos, a “vacina” passou a ser o desejo de muitos em todo o mundo. Trata-se da vacina contra a Covid-19. Mas, ela não é a única ofertada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). E, desde que a pandemia da Covid-19 começou, muitos deixaram de tomar os imunizantes já existentes e que já ajudaram a erradicar várias doenças em todo o mundo. Por isso, o Ministério da Saúde lançou o Dia D de Vacinação, para que crianças e adolescentes tenham suas vacinas atualizadas e a possibilidade de se imunizar contra doenças tão graves quanto a Covid-19.
Mas, em Nova Friburgo a adesão ao movimento, que aconteceu no último sábado, 16, foi abaixo do esperado. De acordo com dados preliminares da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 423 crianças foram levadas aos postos.
Em nota, a prefeitura informou que “mesmo ainda sem os dados consolidados, a Secretaria Municipal de Saúde avalia que a procura foi abaixo do esperado no Dia D de Multivacinação Infantil. Porém, reforça que a aplicação dos imunizantes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas unidades básicas de saúde (UBS).”
A vacina contra gripe, que sempre teve boa adesão dos públicos alvos, também está com baixa procura, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde. Esse ano, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população, independente da idade. A prefeitura, através de nota informou que “a baixa procura se deve também à exigência anterior de manter o prazo de 15 dias entre as aplicações dos imunizantes contra a Covid-19 e o vírus Influenza. Agora, de acordo com nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, esse intervalo não precisará mais ser cumprido e, assim, espera-se que a procura aumente.
Deixe o seu comentário