Cohab promete construir 600 casas populares em Friburgo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 18 de setembro de 2021

Edição de 18 e 19 de setembro de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim

Manchetes:

  • Seis centenas de casas de apartamentos e casas populares financiadas pelo BNH é o que promete a Cohab ao prefeito Feliciano Costa: O grande plano obedecerá o novo sistema determinado recentemente pelo presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, ou seja, com juros menores aos que vinham sendo exigidos e correção monetária em termos moderados. Habitações serão erguidas no Cordoeira.  
  • Há algo que não pode continuar: No interior, principalmente, o funcionalismo estadual está vivendo um clima de dificuldades e apreensões. Com o passar dos dias, o pagamento atrasa e já neste setembro de 1971 o mesmo está previsto. Fala-se em acumulação de dois períodos mensais. Há muito tempo que o fato, realmente triste para os funcionários que não encontrando quem venda fiado – coisa que nos tempos atuais está completamente ultrapassado por parte dos negociantes - submetem-se aos maiores vexames e não estão muito longe da fome.
  • Novo diretor da Agência Fluminense de Informações: O jornalista Ayrton Baffa, assumiu o cargo de diretor da Agência Fluminense de informações, importantíssimo órgão de divulgação do governo do nosso estado. A posse ocorreu no Palácio Nilo Peçanha ocasião em que o novo titular da AFI foi alvo de consagradoras homenagens. Trata-se, de um conhecedor profundo dos variados ângulos da missão que vai ocupar, podendo-se esperar que o mesmo some mais uma série de vitórias em sua brilhante carreira de jornalista e de homem afeito aos da divulgação oficial.
  • Nada de piegas: Aos que, pretendendo justificar uma injustificada oposição ao proposto pelo Executivo municipal à Câmara dos Vereadores, ou seja a alienação de ações da Petrobrás para com os recursos executar importantíssimo plano no ensino superior, informamos que não vale falar em defesa do petróleo nacional, pois os ditos papéis são vendidos diariamente na Bolsa de Valores, na quantidade que possíveis compradores queiram.
  • Muito bem!: Já chegou à Câmara do nosso município, a mensagem do prefeito Feliciano Costa, propondo a alienação de ações da Petrobrás. Com os recursos desta operação, poderá ser realizado o velho sonho dos friburguenses: a implantação em nossa cidade da Faculdade de de Bio-médica e Colégio Profissional, arrancando assim para Friburgo, o nobre título de “Cidade Universitária”. 
  • XIII- Congresso Brasileiro de Radiologia: Seis centenas de médicos estarão em nossa cidade para participar do 13º Congresso Brasileiro de Radiologia. Delegações de todos os estados integram as comissões e o plenário da importantíssima assembleia. Como a maioria dos congressistas serão acompanhados de assistentes, esposas e familiares, calcula-se que aproximadamente dois mil visitantes permanecerão em Friburgo.
  • Pedro Cúrio em franca convalescência: O brilhante e querido confrade Pedro Cúrio que submeteu-se a uma delicada intervenção cirúrgica, felizmente está passando otimamente em sua residência na Guanabara, na Rua Barão da Torre,  cumprindo o período de convalescença previsto pelos médicos. O conhecido jornalista e historiador, que periodicamente honra nossas colunas é um bravo lutador da imprensa, a qual sempre se dedicou, tendo sido proprietário e diretor de O Nova Friburgo.
  • E mais: Secretário de Fazenda em entrevista na rádio; Frederico Sichel de regresso a Friburgo; Presidentes de Câmaras Municipais não podem receber; Briga de foice no esporte e as Bodas de Prata do casal Zeir e Humberto El-Jaick. 

Pílulas:

  • O senador Amaral Peixoto solicitou que fossem canceladas as homenagens com que o MDB fluminense festejaria a sua volta da Europa e América do Norte, países que lhe prestaram honrarias especiais e outorgaram-lhe comendas das mais expressivas, e que somente altas personalidades recebem.
  • A administração municipal tem esboçado um grande plano para imediata execução no extremo-norte do nosso principal jardim: a Catedral dos Eucaliptus. Aumento da área destinada ao recreio da garotada, com a instalação de novos aparelhos, moderno coreto para audições musicais e uma série de atrações, inclusive uma fonte luminosa musicada.
  • Graças ao prestígio da administração Feliciano Costa junto a COHAB-RJ, serão iniciadas ainda este ano, a construção de mais 600 casas populares, em terrenos da Vila Amélia e do chamado Morro do Cordoeira. As 600 unidades obedecerão ao novo processo de financiamento do BNH e com juros mais módicos e correção monetária amenizada.

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Alael Coelho da Silva e Edelvira Mello Flores Guinle (18); João Batista da Silva, Maria Nilda Kemp Miller e Orquídea Ilse Rocha (19); Paulo Sérgio Cúrio (20); Joel Namen, Mário da Silva Miranda, Noêmia Bizzotto e Geovane (21); José Nunes Figueiredo (22); Flávio Luiz Malheiros, Hélio Madureira e Marina (24).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.