Na última terça-feira, 20, quatro friburguenses que estavam dispostos a doar sangue foram até o Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Kale Martins, localizado em um prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, mas encontraram a unidade fechada. Em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo, os doadores manifestaram descontentamento e pediram informações sobre os dias de funcionamento e horários da unidade. Segundo um dos doadores, em uma postagem nas redes sociais, foi informado que tanto na última quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes, quanto nesta sexta, 23, feriado estadual de São Jorge, o hemocentro não iria funcionar.
“A prefeitura está há uma semana pedindo para as pessoas irem ao hemocentro doar sangue, porque precisava repor o estoque. Pois bem, fui eu e mais três pessoas e hoje (terça) a unidade não funcionou, amanhã (quarta) não funciona, quinta-feira, 22, tem que ligar para saber se vai funcionar e sexta-feira, adivinha? Não funciona também. Sábado e domingo também não abre. Com isso, até quatro pessoas podem deixar de receber meu sangue, pois sou doadora universal”, reclamou.
“Enquanto isso o hospital fica lotado, e a prefeitura não pode abrir exceção e deixar o hemocentro funcionando pelo menos aos sábados, domingos e feriados, uma vez que essa situação é totalmente atípica. Não se pode ficar doente, sofrer acidente ou passar mal morando em Friburgo”, reclamou a doadora.
O que diz a prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Hemocentro Regional de Nova Friburgo funciona das 8h às 11h30 de segunda a sexta-feira para doação de sangue e que os feriados nacionais, estaduais e municipais são respeitados, portanto, sem expediente nestes dias. As coletas de sangue feitas aos sábados só acontecem quando são realizadas campanhas. Para melhor atender ao público, as doações podem ser agendadas pelo telefone 2523-8084.
Deixe o seu comentário