Professores e alunos da Uerj em Nova Friburgo criaram uma plataforma com publicações e novidades seguras relacionadas à Covid-19, informa Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório". Já são mais de 450 mil documentos, em três idiomas (inglês, espanhol e português) disponíveis de maneira simplificada.
O grupo do Instituto Politécnico (IPRJ) de Nova Friburgo, liderado pelo professor Anderson Namen, inclui também técnicos que trabalham na ferramenta desde abril do ano passado, ou seja, pouco depois de ter estourado a pandemia no Brasil. O reconhecimento a esse trabalho é também um reconhecimento à importância da pesquisa e da interiorização da universidade pública.
O projeto de extensão “Robô para busca e disponibilização de metadados de publicações relacionadas a Covid-19” consiste no desenvolvimento de um algoritmo usado para encontrar, ler e indexar páginas na rede mundial que busquem informações relevantes de descobertas e conhecimentos científicos referentes a artigos publicados em revistas médicas e em matérias disponibilizadas na web que abordem a Covid-19.
Foi criado um sistema para acesso aos dados coletados que disponibilizasse diferentes mecanismos de filtragem e alertas quanto a novas publicações, a partir da escolha de diferentes atributos (assunto, título, resumo, autoria, período de publicação), de acordo com a demanda do usuário.
Inicialmente divulgada apenas junto à comunidade do IPRJ, para que o uso dos recursos pudesse ser avaliado e fossem colhidos feedbacks, agora está disponível para toda a sociedade, através do endereço www.covid-19.iprj.uerj.br. Os envolvidos acreditam que este seja um diferencial importante para o desenvolvimento de ações e soluções para os problemas da Covid-19.
Deixe o seu comentário