Justiça determina fechamento imediato de bares e templos em Petrópolis

Decisão atende pedido de MPs por conta de aumento de casos de Covid e falta de leitos
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A cidade de Petrópolis (Diário de Petrópolis)
A cidade de Petrópolis (Diário de Petrópolis)

A Justiça Federal determinou no início da noite desta quinta-feira, 17, o fechamento imediato de bares e congêneres e templos religiosos de toda o município de Petrópolis. Questionada pelo jornal Diário de Petrópolis, a prefeitura informou ainda não ter sido notificada.

A decisão atende, em parte, a pedidos apresentados em duas petições protocoladas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual nos últimos dias. Os pedidos foram apresentados à Justiça  pela procuradora da República Vanessa Seguezzi e pela promotora de Justiça Vanessa Katz diante do agravamento dos casos de Covid-19 na cidade, com alto índice de contaminação e escassez de leitos de UTI para internação de pacientes.

"Diante do exposto, defiro parcialmente o pedido formulado para que em razão do risco alto em saúde pública e da inexistência de leitos de UTI COVID-19 ociosos, o réu (prefeitura) suspenda imediatamente o funcionamento de atividades de bares/congêneres bem como de templos e cultos religiosos em todo o Município de Petrópolis", considera o juiz João Paulo de Mello Castelo Branco, em exercício na 2ª Vara Federal.

Ainda de acordo com o magistrado, a proibição do funcionamento de bares/congêneres e da realização de  atividades em templos e cultos religiosos deve ser implementada e fiscalizada pelo pela Prefeitura enquanto o risco para a saúde pública do município permanecer alto, segundo a matriz de risco adotada pela prefeitura, sob pena de aplicação de multa e "responsabilização pessoal" dos agentes públicos competentes no caso de descumprimento da determinação.

A decisão considera dados apontados pelos MPs como o gráfico de internações de UTI por covid-19, que deixa evidente o aumento do número de internações desde o início de dezembro e destaca que durante uma reunião no dia 8 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde informou às representantes dos MPs que no dia anterior (7/12) a rede privada contava com cerca de 90% de ocupação de seus leitos de UTI e, desse modo, não poderia disponibilizar leitos para o Sistema Único de Saúde.

Os Ministérios Públicos Federal e Estadual reiteraram junto à Justiça na noite de quarta, 16, o pedido para que a prefeitura recuasse  no processo de flexibilização. A nova petição, protocolada após o Portal Covid ficar fora do ar na noite de quarta, ampliava o pedido feito na sexta, 11, requisitando o fechamento imediato não apenas de bares/congêneres e templos religiosos, mas também cinemas, eventos e outras atividades que gerem aglomeração em todo o município de Petrópolis, até que os cálculos apontem risco de contágio baixo na cidade, informa o Diário de Petrópolis.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra