Friburguense, América, Americano, Cabofriense e mais duas vagas. A partir desta quarta-feira, 9, os dois lugares vagos na fase seletiva do Campeonato Carioca da Série A de 2021 passam a ser preenchidos. Desta forma, o desenho do caminho a ser percorrido pelo Frizão – que ainda busca recursos para viabilizar a participação no torneio - começa a ganhar contornos mais fortes.
Fato é que pelo menos uma equipe terá a sensação de disputar a elite estadual pela primeira vez em sua história. Do confronto entre Maricá e Sampaio Corrêa sairá esse clube “caçula” na disputa por duas vagas na fase principal do Carioca. No primeiro duelo, na tarde do último sábado, 5, o empate sem gols, no estádio Lourival Gomes, deixou a decisão totalmente em aberto.
As equipes retornam à campo nesta quarta-feira, 9, no estádio Alzirão, em Itaboraí, às 15h. Quem vencer garante o acesso inédito. Novo empate dá a vaga ao Maricá, por ter sido campeão da Taça Corcovado (segundo turno).
Na outra semifinal, o gol de Alex Pixote definiu a vitória do Duque de Caxias por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, no estádio Marrentão. O Duque precisa agora de um empate para garantir o retorno à elite do futebol do Rio. A Laranja da Baixada terá que vencer para voltar à Série A. O jogo decisivo acontece também nesta quarta-feira, às 15h, no estádio Laranjão. Não dá para classificar como dramática a atual situação do Nova Iguaçu, mas o time laranja já poderia estar com o acesso confirmado se tivesse conquistado a Taça Corcovado.
A grande decisão, entre os dois promovidos, “apenas” para coroar o campeão, acontece também em dois duelos, no próximo sábado, 12, e na quarta-feira, 16. Quem ficar com a taça será o adversário do Tricolor da Serra na primeira rodada da Seletiva, marcada para acontecer no dia 17 de janeiro.
Semifinais Gerais
Jogos de Ida (5/12)
- Duque de Caxias 1 x 0 Nova Iguaçu, Marrentão
- Sampaio Corrêa 0 x 0 Maricá, Lourival Gomes
Jogos de volta (9/12)
- Nova Iguaçu x Duque de Caxias, Laranjão
- Maricá x Sampaio Corrêa, Alzirão
Série B2
A penúltima rodada do primeiro turno do Carioca Série B2 garantiu o Carapebus como semifinalista da Taça Maracanã. No entanto, as outras três vagas seguem em aberto, e serão definidas exatamente nesta quarta-feira, 9, quando praticamente todas as equipes entram em campo. Apenas o Carapebus, exatamente por já ter confirmado a classificação, com 16 pontos ganhos, joga na quinta-feira, 10, contra o já eliminado Bela Vista.
Ainda no grupo A, Campo Grande (11 pontos), Pérolas Negras (11) e Barra da Tijuca (9) vão brigar pelo outro lugar na semifinal. E com direito a confronto direto entre o Campusca e o Barra, na Rua Bariri. O Pérolas, por sua vez, encara o Itaboraí.
No grupo B a situação é um pouco mais indefinida. Líder, com 12 pontos conquistados, o 7 de Abril depende apenas de uma vitória em casa, contra o Mesquita, para ficar com uma das vagas.
No entanto, Casimiro de Abreu e Barra Mansa, ambos com 11 pontos, e o Araruama, com dez, são ameaças na briga pelas vagas. Nesta disputa, destaque para o Casimiro, dos friburguenses Bruno Leal, Breno e Ziquinha, que fará duelo direto com o Araruama, em casa. Uma vitória pode ser o suficiente para avançar sem depender de outros resultados – a não ser que o 7 de Abril vença e o Barra derrote o Tigres por uma diferença de gols suficiente para superar o saldo.
De acordo com o regulamento, a Série B2 é dividida basicamente em dois turnos: Taça Maracanã (1º turno) e Taça Waldir Amaral (2º turno). No primeiro, os times vão jogar entre si, dentro do próprio grupo, em turno único. Já no segundo, uma chave enfrenta a outra. Caso uma mesma equipe não seja campeã das taças Maracanã e Waldir Amaral, participam ainda da semifinal geral as duas melhores colocadas na soma dos dois turnos.
O grupo A é formado por Bela Vista, Carapebus, Itaboraí Profute, Barra da Tijuca, Mageense, Campo Grande, Viva Rio/Pérolas Negras e Queimados. Já a chave B será composta por 7 de Abril, Mesquita, Barcelona, Arraial do Cabo, Tigres, Casimiro de Abreu, Ceres e Barra Mansa.
Resultados da 6ª rodada – Série B2
- Itaboraí Profute 0 x 1 Bela Vista, Joaquim A. Flores
- Queimados 1 x 4 Carapebus, Joaquim A. Flores
- Barra da Tijuca 1 x 1 Pérolas Negras, CFZ
- Mageense 0 x 3 Campo Grande, Atílio Marotti
- Barcelona 0 x 3 7 de Abril, Bariri
- Barra Mansa 1 x 0 Mesquita, Leão do Sul
- Ceac/Araruama 2 x 2 Ceres, Alair Corrêa
- Tigres do Brasil 0 x 0 Casimiro de Abreu, Los Larios
7ª rodada - Quarta, 9/12
- Pérolas Negras x Itaboraí Profute, Trabalhador
- Campo Grande x Barra da Tijuca, Bariri
- Queimados x Mageense, Joaquim A. Flores
- 7 de Abril x Mesquita, CFZ
- Ceres x Barcelona, Bariri
- Casimiro de Abreu x Ceac/Araruama, Ubirajara Reis
- Barra Mansa x Tigres do Brasil, Leão do Sul
- Bela Vista x Carapebus, Alzirão
Deixe o seu comentário