O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ceder às unidades de saúde estaduais e municipais, com aval da Secretaria estadual de Saúde (SES), os equipamentos desativados das unidades de tratamento intensivo (UTIs) dos hospitais de campanha destinados ao atendimento durante a pandemia do coronavírus.
Essa possibilidade está prevista no projeto de lei 3.005/20, proposto pelo deputado estadual Pedro Ricardo (PSL), e aprovado no último dia 26 de novembro, em discussão única na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Por ter recebido emendas durante a votação, o projeto ainda precisa ser votado em redação final pela casa legislativa.
O Governo do Estado do Rio poderá firmar convênios com as prefeituras municipais para a efetivação da medida. Há a expectativa de que Nova Friburgo seja contemplada com alguns desses equipamentos. O município chegou a receber alguns equipamentos na unidade que foi montada no ginásio esportivo Frederico Sichel, do Sesi, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino. Ainda assim, o hospital de campanha não chegou a ficar pronto e a unidade foi fechada antes mesmo das obras terem sido concluídas.
“O fechamento e a redução dos hospitais de campanha, já fadados ao insucesso em função das graves circunstâncias de corrupção, por certo legará uma série de equipamentos de UTI’s inutilizados ou ociosos”, afirmou o deputado Pedro Ricardo.
Deixe o seu comentário