Retratação: problemas técnicos impediram correção de reportagem sobre candidato

Instabilidade no servidor do jornal atrasou atualização de texto sobre Dr. Luis Fernando. AVS pede desculpas ao candidato e a seus leitores
terça-feira, 10 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Retratação: problemas técnicos impediram correção de reportagem sobre candidato

Problemas técnicos no servidor que hospeda o site de A VOZ DA SERRA atrasaram a correção e exclusão errada de uma reportagem relacionando o Dr. Luis Fernando, candidato a prefeito de Nova Friburgo, a uma operação policial em Magé na manhã desta segunda-feira, 9.

A reportagem entrou no ar às 11h, com o cuidado de registrar que já havia sido pedida e ainda estava sendo aguardada a defesa do candidato. Vale ressaltar que a operação em Magé estava ocorrendo desde as primeiras horas da manhã sem qualquer relação com Nova Friburgo.

Às 11h40, logo que a assessoria do candidato enviou resposta ao jornal, o texto foi retificado com todas as alegações apresentadas pelo Dr. Luis Fernando. Em nota  reproduzida na íntegra pelo jornal, ele próprio confirmou a diligência em sua casa, mas rechaçou qualquer relação com o caso de Magé. Afirmou que a diligência tinha natureza eleitoral oriunda de uma falsa denúncia e que nada foi encontrado.

Apesar de o texto ter sido imediatamente corrigido por nossa redação, suprimindo qualquer referência à operação de Magé, a atualização online sofreu um atraso anormal devido a problemas técnicos no site, que só foram definitivamente sanados às 12h20.

Às 13h20, mesmo com o texto no ar já corrigido, o site ainda publicou uma nova reportagem, também publicada como manchete, com uma retratação em consideração ao candidato e o esclarecimento do ocorrido. Vale lembrar que esta retratação teve destaque no site por mais de quatro horas.

Apesar disso, na manhã desta terça-feira, 10, descobriu-se que, em alguns celulares e computadores, ainda podia ser lida, sem correções, a versão original da primeira reportagem. Somente então o link da matéria foi definitivamente deletado - o que não havia sido feito antes apenas com o propósito de manter atualizados os leitores que acessassem aquela notícia.

Explicações da TI

De acordo com os responsáveis pela área de TI, devido a uma instabilidade  justamente durante o processo de atualização da notícia inicial, foi necessário reiniciar o servidor, num processo que deixou o site fora do ar por cerca de uma hora, o que atrasou as correções.

Com relação à manutenção indevida da versão original, sem correções, até o dia seguinte, a TI explica: “O site conta com um sistema chamado de cachê. Mesmo tendo a equipe do jornal excluído a matéria no painel de administração, o servidor manteve automaticamente uma outra cópia. Assim que isso foi identificado,  a matéria foi excluída manualmente do servidor pela equipe técnica de manutenção”. Vale lembrar que a cópia mantida automaticamente pelo servidor foi a do texto original, antes das correções.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições