Prorrogado o estado de calamidade pública no Estado do Rio

Medida altera a lei que previa o fim da calamidade no último dia 1º de setembro
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Prorrogado o estado de calamidade pública no Estado do Rio

O estado de calamidade pública decretado no Estado do Rio em decorrência da pandemia do coronavírus foi prorrogado até 31 de dezembro. É o que determina a lei 9.008/20, que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 16.

A medida altera a lei 8.794/2020, que previa o fim da calamidade no último dia 1º de setembro. Aprovado em março deste ano, o reconhecimento do estado de calamidade pública por causa da pandemia permite que o Executivo descumpra artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, dando mais flexibilidade ao orçamento em tempos de crise. Caso seja necessário, o estado de calamidade poderá ser novamente renovado pelo parlamento fluminense, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Antes de a Lei da Calamidade Pública expirar, foi apresentado na Alerj projeto para prorrogá-la até 30 de novembro, mas logo depois o governador em exercício emitiu um decreto estendendo esse prazo até o fim do ano. Com isso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj ajustou o texto, porque essa também foi a data aprovada pelo Congresso Nacional. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra