Prefeitura retoma licitação para acolher população de risco

Objetivo é hospedar idosos que necessitem permanecer em isolamento social, evitando propagação do vírus
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Prefeitura retoma licitação para acolher população de risco

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, retomou o processo de licitação para a contratar uma empresa especializada em serviços de hospedagem. Na última semana, em publicação do Diário Oficial eletrônico, a prefeitura informou que não houve interessados na primeira chamada.

O objetivo é atender as necessidades de acolhimento para isolamento social das pessoas que integram os grupos de risco, com fins de evitar a disseminação do contágio pela Covid-19 de quem é mais vulnerável à doença. De acordo com a prefeitura, a estimativa é que a ação custe R$ 2,2 milhões. A ideia é manter essas pessoas em isolamento enquanto persistir a pandemia evitando o contato físico com familiares e a possível propagação do contágio pelo coronavírus.    

Segundo a publicação no Diário Oficial Eletrônico, o serviço de hospedagem vai atender até 30 idosos por até seis meses, em apartamentos duplos de hotéis, com fornecimento de três refeições diárias, com infraestrutura em lavanderia, telefone, televisão com recepção de canais por assinatura, internet e banheiro privativo.

Ainda de acordo com o D.O. eletrônico, os hóspedes terão acesso a todos os ambientes físicos do hotel, tais como: área externa, salão ou espaço amplo e coberto para atividades de convivência desde que seja preservada a distância mínima de dois metros entre um e outro, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), recepção e outros espaços coletivos.

A Prefeitura de Nova Friburgo informou também que a ideia é que sejam ocupadas duas unidades de hospedagem: um hotel abrigaria a população de rua, tendo em vista que os pontos de apoio não conseguem absorver o aumento da demanda e outro hotel atenderia os idosos que convivem com familiares infectados pela Covid-19, realizando o isolamento temporário, para que não haja contato direto com o vírus. Esse tipo de hospedagem, no entanto, é aberto à toda população, com preferência de atendimento às famílias com vulnerabilidade social.

Hotel do Sesc  terá capacidade ampliada em 160%

O hotel do Sesc Nova Friburgo, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 231,  passará por obras de ampliação que vão permitir o aumento do número de apartamentos de 20 para 52, o que representa um aumento de 160% na sua capacidade. A medida é resultado de um pleito do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo e da Cãmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL), Braulio Rezende, ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, também presidente do Conselho de Administração do Sesc Rio. Atualmente a unidade está cedida á prefeitura para a hospedagem de profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia nos hospitais locais.  

Em 2019, a taxa de ocupação média do hotel foi de 85%, considerada bastante elevada dentro do segmento. Na alta temporada, no inverno, é comum o esgotamento das vagas. Com a ampliação do hotel, além de oportunizar que mais visitantes desfrutem do estabelecimento, promovendo qualidade de vida aos trabalhadores e suas famílias, os dirigentes buscam contribuir com a retomada da economia do estado, severamente impactada pela pandemia da Covid-19. Mais leitos no município representa maior capacidade de atender o pólo de moda íntima e também dar suporte à atividade turística, que têm forte participação na economia fluminense.

A previsão para conclusão das obras - que devem começar em setembro - é de seis meses. Atualmente, o hotel do Sesc Friburgo conta com uma área de 16 mil metros quadrados, com piscina aquecida para crianças e adultos, estacionamento próprio, um lago e um chafariz, tudo em meio a uma área verde que lhe confere um clima de interior, mesmo estando estrategicamente localizado: fica próximo ao centro da cidade, a menos de dois quilômetros dos centros comercial e gastronômico friburguenses e do acesso ao circuito Tere-Fri, importante rota turística do estado que percorre a rodovia RJ-130.

Dentro do complexo do hotel, os hóspedes ainda têm acesso a toda a oferta de serviços da unidade Sesc Nova Friburgo, o que inclui teatro, sala de leitura, sauna, quadras esportivas, entre outros. O estabelecimento é muito procurado nos meses de julho e agosto devido à facilidade para se desfrutar das atrações do Festival Sesc de Inverno, como shows musicais e espetáculos teatrais.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra