Comércio reforça apelo para funcionar neste sábado em bandeira vermelha

Na próxima segunda será feriado para o setor em comemoração ao Dia do Comerciário
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Portas cerradas neste sábado, por enquanto (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Portas cerradas neste sábado, por enquanto (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Com a flexibilização das atividades em Nova Friburgo, o comércio não essencial voltou a funcionar desde 3 de julho, seguindo regras sanitárias e obedecendo os critérios estabelecidos pelas bandeiras que limitam o funcionamento de diversos setores. Esta semana, o município encontra-se em bandeira vermelha e, portanto, as lojas só podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Por outro lado, os shoppings centers estão autorizados a funcionar de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, o que, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio e Associação Comercial (Acianf) fere o princípio da isonomia. Se os shoppings podem abrir, porque as lojas de rua não?, questionam as entidades de classe.  

A prefeitura não atendeu – pelo menos por enquanto – essa reivindicação dos empresários que pedem a alteração no decreto 645, permitindo o funcionamento do comércio de rua aos sábados durante a vigência da bandeira vermelha. Questionada por A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, por meio de nota, que os questionamentos estão sendo analisados pelo gabinete do prefeito Renato Bravo e que tão logo haja novas informações a respeito, fará a divulgação.

Como o comércio funciona em cada bandeira

Shopping centers

  • Atividades entre 10h e 22h, em todas as bandeiras de flexibiliação, exceto quando atingida a bandeira roxa.      

Comércio e prestadores de serviço

  • Bandeira Roxa: será restrito às atividades essenciais e dos segmentos autorizados;
  • Bandeira Vermelha: funcionamento das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira;
  • Bandeira Laranja: das 12h às 20h, de segunda a sábado;
  • Bandeira Amarela: das 10h às 20h, de segunda a sábado;
  • Bandeira Verde: funcionamento total 

 

Feriado na segunda-feira

Independentemente da bandeira da flexibilização que irá vigorar na semana que vem, as lojas de Nova Friburgo não abrirão nesta segunda-feira, 17, devido à comemoração antecipada do Dia do Comerciário. A data é oficialmente celebrada em outubro, mas por um acordo anterior entre empresários do setor e funcionários, o feriado da categoria é antecipado para a terceira segunda-feira de agosto. De acordo com presidente da CDL e do  Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, o feriado está previsto na cláusula 25ª da convenção coletiva da categoria, firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio.

“Este é um dos poucos feriados em que nosso comércio não tem autorização para funcionar. Para os demais, existe permissão, mediante cumprimento de algumas exigências, como assinatura de termo de adesão à convenção coletiva”, observa Braulio.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra