Motoristas e pedestres que passaram nesta quarta-feira, 12, pela Avenida Euterpe Friburguense, no Centro, tiveram a atenção voltada para uma ação da Prefeitura de Nova Friburgo na pista esquerda da via, que agora será destinada exclusivamente ao tráfego de bicicletas. Divisórias de concreto pré-moldadas estão sendo instaladas no trecho entre a ponte da Rua Sete de Setembro e a esquina com a ponte da Rua Padre Yabar.
O trabalho está sendo feito em um trecho de aproximadamente 400 metros e a expectativa é de que essa etapa do serviço seja finalizada ainda nesta quinta-feira, 13. Posteriormente o piso também será pintado de vermelho, de modo a melhor sinalizar o espaço que será destinado aos ciclistas. Segundo a prefeitura, a via compartilhada deverá ficar pronta até o final de setembro. Comerciantes do lado esquerdo da Avenida Euterpe Friburguense acompanharam curiosos a instalação das divisórias.
“Não fomos informados sobre essa mudança. Fomos pegos de surpresa. Vamos aguardar para ver como vai ficar, especialmente se terá espaço suficiente para entrada e saída de veículos nas oficinas. Prefiro esperar a conclusão da obra para elogiar ou criticar”, afirmou o proprietário de uma das diversas oficinas mecânicas existentes no local.
Obviamente, quem gostou de cara da novidade foram os ciclistas. Afinal de contas, é mais um local para pedalar com segurança na cidade: “Vai ficar muito bom. Acabei de passar por ali, mas confesso que não tinha entendido muito bem o que estava sendo feito. Agora que vocês me explicaram, com certeza vai ser uma boa. Vai dar mais segurança para a gente e agilizar ainda mais o percurso. Sem a ciclovia, temos que dividir espaço com os pedestres. Gostei bastante”, destacou o ciclista e instalador de ar condicionado, Leandro da Silva Pereira.
O trecho compartilhado – quando não há divisão entre faixa para ciclista e faixa para pedestre - se estende do trevo de Duas Pedras até a Rua Padre Yabar, onde começará a ciclovia, exclusiva para ciclistas, que irá contornar uma faixa da Avenida Euterpe Friburguense até a ponte da Rua Sete de Setembro (em frente ao largo do bar Barbatana).
Já a via partilhada se estenderá da ponte da Rua Sete de Setembro até a altura da Igreja Luterana, no Paissandu, pelas avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt. Ela é chamada partilhada porque terá uma faixa exclusiva para ciclistas, pintada de vermelho, e outra, separada, para pedestres. As obras foram iniciadas em meados de julho de 2019 com previsão inicial de conclusão em novembro do mesmo ano.
Deixe o seu comentário