Dez novos leitos de UTI ampliam capacidade do Raul Sertã

Rede conta com agora 20 leitos ao todo. Estado vai ceder profissionais, insumos e equipamentos
terça-feira, 04 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Leitos de Covid no Raul Sertã (Divulgação PMNF)
Leitos de Covid no Raul Sertã (Divulgação PMNF)

A principal novidade do Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na última segunda-feira, 3, foi a inclusão de dez novos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Raul Sertã, dobrando a capacidade da unidade que conta agora com 20 leitos disponíveis – sem contar os leitos semi intensivos e os 19 de enfermaria, também exclusivos para pacientes infectados que necessitam de internação.

Os dez novos leitos de UTI foram cedidos pelo Governo do Estado do Rio, que está fornecendo a mão de obra, insumos e equipamentos para ampliar o atendimento no único hospital público do município. Sem essa ampliação dos leitos, a UTI do Raul Sertã estaria lotada na última segunda-feira, 3. De acordo com o boletim, dez dos 20 leitos estavam ocupados – 50% de ocupação.

Segundo a prefeitura, os leitos cedidos pelo Estado foram instalados em uma área específica que passou por readequação recente para abrigar o setor. A ideia inicial, proposta pela promotora de justiça Cláudia Canto Condack, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo, era a cessão provisória de profissionais de saúde já contratados pelo Estado para atuação no Hospital de Campanha, com esses profissionais sendo remunerados pelo Estado sem a devida contraprestação do serviço. No entanto, como os profissionais estavam contratados pelo organização social Iabas, a cessão não foi possível.

A partir de então, as tratativas entre as secretarias municipal e estadual de Saúde foram iniciadas e, com a contratação temporária de profissionais, doação de insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e empréstimos de equipamentos, enfim, os dez leitos propostos puderam ser abertos e regulados. Apesar da divulgação só ter ocorrido na segunda-feira, 3, desde sábado, 1º, o Raul Sertã já contava com os novos leitos.

Além disso, o subsecretário estadual de Saúde, Gustavo Emílio Arcos Campos, ressaltou que, além do apoio com a abertura dos novos leitos, se preciso for, serão contratados o aluguel de leitos privados: “Sobre a viabilidade de o Estado do Rio colaborar com a contratação de leitos junto à rede privada para atendimento aos usuários do SUS no município de Nova Friburgo, existe sim essa possibilidade conforme disponibilidade e regularização do serviço”, disse.

Ocupação de leitos na nova métrica

A primeira métrica adotada pela Prefeitura de Nova Friburgo para aferir o sistema de bandeiras para flexibilização das atividades no município levava em consideração apenas a taxa média de ocupação dos leitos de UTI (incluindo os três hospitais particulares locais). Com a nova métrica adotada desde 24 de julho, o cálculo passou a avaliar cinco indicadores, ao invés de apenas um. São eles: variação da ocupação dos leitos UTI adulto; variação da ocupação dos leitos clínicos adulto; variação de óbitos por Covid-19; variação do número de casos confirmados; e a taxa de positividade para a doença (%) – para calculá-la, divide-se o número de casos confirmados pelo número total de testes realizados no período de uma semana (contando de sábado a sexta-feira).

Ou seja, a ocupação dos leitos (de UTI e enfermaria) é fator fundamental para o cálculo que irá apontar às sextas-feiras a bandeira que será adotada no município a partir da segunda-feira seguinte, ditando as normas para flexibilização de setores. 

O total de leitos

Além dos 20 leitos de UTI oferecidos pelo Raul Sertã, há ainda outros 18 leitos de UTI na rede particular, dez deles no Hospital Unimed, seis no São Lucas e outros dois no Serrano. Na enfermaria o Raul Sertã conta com 19 leitos, enquanto o Unimed oferece 21, São Lucas, 18 e Serrano, sete, totalizando 65 leitos de enfermaria.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra