A Prefeitura de Nova Friburgo iniciou uma pesquisa de mercado com o objetivo de comprar ventiladores pulmonares (respiradores) para atender às necessidade da rede pública de saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus. As informações constam no Diário Oficial eletrônico do município desta quinta-feira, 14, veiculado somente na internet. De acordo com o ato oficial, a tomada de preços será realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, em caráter emergencial, com dispensa de licitação, por conta da emergência de saúde pública decorrente da pandemia mundial.
Questionada por A VOZ DA SERRA sobre quantos respiradores serão adquiridos e quanto o Governo Municipal pretende investir na compra dos aparelhos, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “a publicação refere-se a uma pesquisa de mercado e no momento não há como responder nenhum desses questionamentos”.
No entanto, parte dos questionamentos consta no próprio termo de referência, que esclarece que a prefeitura pretende adquirir três ventiladores pulmonares adulto/pediátrico, para utilização em unidades móveis e prontos socorros. O valor dos aparelhos ainda não é possível apurar, visto que o procedimento ainda está em fase de tomada de preços.
Ainda de acordo com o termo de referência, entre as justificativas apresentadas pela direção do Hospital Municipal Raul Sertã para a compra dos respiradores é o “crescente número de casos de Covid-19, em especial no Estado do Rio de Janeiro e de acordo com os casos confirmados no município de Nova Friburgo” e que a aquisição visa auxiliar os pacientes com problemas respiratórios causados pela Covid-19 e outras doenças pulmonares.
O termo de referência reforça ainda que “o Hospital Municipal Raul Sertã atende aos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, todavia, é impossível estimar até que ponto seremos afetados por este vírus, certo de que o município possui um número de casos confirmados que vem crescendo diariamente, motivo pelo qual a unidade de saúde solicita em caráter emergencial a aquisição do referido aparelho, baseando-se em uma estimativa de precaução para suprir a demanda do hospital nesse primeiro momento”.
Compra recente
A coluna Massimo de A VOZ DA SERRA obteve com exclusividade no último dia 7, a informação que a Justiça determinou que a empresa que venceu uma licitação no fim do ano passado para compra de 29 respiradores (ventiladores pulmonares) entregasse os equipamentos à prefeitura em até dez dias. Os equipamentos seriam destinados à UTI exclusiva para pacientes graves com coronavírus no Hospital Raul Sertã.
De acordo com outro levantamento feito pela coluna Massimo, em 2 de abril a rede pública de saúde do município contava, naquele momento, com 31 respiradores no Raul Sertã e outros seis na Maternidade, mas nem todos operacionais. Na ocasião, oito desses 37 respiradores estavam com algum defeito.
Deixe o seu comentário