Vamos começar falando de cinema, mais precisamente do Festival Varilux de Cinema Francês, inicialmente programado para junho. Com a pandemia do coronavírus, a edição presencial, que ocorre há dez anos em cinemas de todo o Brasil com uma programação recheada de produções da França, por enquanto, está sem data certa. Mas, como o show não pode parar, os organizadores decidiram criar o Festival Varilux em Casa, que está oferecendo, gratuitamente, 50 filmes em uma plataforma de streaming por quatro meses - desde a última segunda-feira, 27, até agosto. Para assistir, basta acessar este link e fazer um cadastro simples.
A seleção dos filmes é preciosa em sua diversidade de gêneros e elenco de astros como Gérard Depardieu, Isabelle Huppert, Catherine Deneuve, Jean Dujardin, Juliette Binoche, Omar Sy, Vincent Lindon, Virginie Efira, Marion Cotillard, entre outros. Tem comédias, dramas, filmes históricos e thrillers. Também estão disponíveis seis longas de animação dublados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário, A Raposa Má, O Menino da Floresta, Asterix e o Domínio de Deuses, Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris.
Festival Virtual
“Cante São Pedro da Serra” é um festival virtual e competitivo, iniciado na última quarta-feira, 29, com previsão para ir até o próximo dia 25. Das 21 inscrições, restaram 17 composições disputando seis prêmios: quatro decididos por um júri composto por cinco pessoas escolhidas pela organização do evento, e dois pelo voto popular, através da internet. Cada música aprovada para participar ganhou espaço no site <www.cantesaopedrodaserra.com.br>.
Os internautas encontrarão links para os clipes das músicas no Youtube, além de botões para deixar o seu voto. A organização do evento também espera estimular os visitantes a contribuir com um ‘couvert artístico virtual’, de valor livre para os artistas de sua preferência. Ressalte-se a importância desse tipo de contribuição neste momento, quando todos os músicos estão em casa, impossibilitados de fazer shows.
No início, o festival foi pensado para aceitar apenas músicas que falassem de São Pedro da Serra e decidir tudo no voto popular, pela internet. Mas, antes de ser lançado, atendendo pedidos de artistas que tinham belas canções ainda inéditas sobre temas mais amplos, optou-se por duas categorias: canções sobre São Pedro da Serra e composições que, sem falar na vila, abordassem a vida no campo ou algum aspecto da relação com a natureza. Em seguida, para evitar que o candidato mais bem relacionado vencesse uma composição de melhor qualidade, foi incluído um júri.
Assim, o voto popular poderá escolher entre qualquer música, seja sobre a vila ou a natureza, enquanto o júri decidirá qual composição sobre São Pedro da Serra é a melhor. Poderá acontecer de um mesmo candidato sagrar-se vencedor dos dois prêmios, ou acumular o prêmio de melhor composição com o de melhor intérprete.
Fique em Cena
Entre os dias 1º e 8 de maio o Grupo Energisa promove o Festival Fique em Cena, com transmissão de apresentações musicais de bandas e artistas brasileiros ao vivo pelo seu canal no YouTube. O evento faz parte do Movimento Energia do Bem, liderado pela empresa, e tem um canal de doações para que os espectadores contribuam financeiramente com os artistas locais da Zona da Mata Mineira, João Pessoa-PB e Nova Friburgo que precisaram interromper os concertos nas usinas culturais da empresa devido as medidas de combate à Covid-19. Na descrição de cada transmissão haverá um link para a plataforma de financiamento coletivo da Evoé, onde o público poderá efetuar as doações.
Ao longo do festival, a plataforma digital www.poloaudiovisual.tv terá em destaque o espetáculo “Dança Sinfônica”, do Grupo Corpo, Marco Antônio Guimarães e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; os concertos da Orquestra Ouro Preto “Quem perguntou por mim”, em homenagem a Fernando Brant, e “Valencianas”, com Alceu Valença; e a exibição do longa-metragem “Maria do Caritó”, com a atriz Lilia Cabral. Já no encerramento do evento, no dia 8 de maio, o público poderá contar com uma programação especial com apresentações ao vivo de Emmerson Nogueira, Otto, Dudu Lima, Aline Calixto, Sandra da Portela e Pereira da Viola.
O festival integra o Movimento Energia do Bem, liderado pela Energisa junto com 13 parceiros para viabilizar ações emergenciais que ajudem a superar a crise humanitária provocada pela pandemia nos 11 estados onde atua. As iniciativas incluem doação e manutenção de ventiladores pulmonares, obras elétricas em unidades públicas de saúde e a captação de recursos para assistência a idosos.
Também foi criado o portal Energia do Bem, com informações sobre a doença e conteúdo para reduzir os impactos do isolamento social, como a mostra Cine Fique em Casa, que funciona na plataforma www.poloaudiovisual.tv. Trata-se de um serviço de streaming gratuito com filmes nacionais produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas e em outras regiões do país, com patrocínio da Energisa. O canal é fruto de uma parceria com o Instituto Fábrica do Futuro e a empresa Samba Tech e possui um catálogo de 45 títulos, entre longas, curtas, séries, videoclipes e podcasts. Confira a programação dos três primeiros dias do Festival (agenda dos próximos dias em fechamento):
1º/05 (sexta) – A partir de 19h
-
Cátia de França (PB)
-
Leo Viramundo (RJ)
-
Surfa (MG)
-
Cabruêra (PB)
-
Pereira da Viola (MG)
2/05 (sábado) – A partir de 18h30
-
Caru de Souza (Nova Friburgo)
-
Rodrigo D'Sá & Os Serafins(MG)
-
Totonho (PB)
-
Renato Barushi (MG)
-
Wister (PB)
-
Nathalia Bellar (PB)
3/05 (domingo) – A partir de 18h30
-
Sandra da Portela (RJ)
-
Roger Resende (MG)
-
Carol Ferraz (MG)
-
Luana Flores (PB)
-
Os Gonzagas (PB)
-
Poliana Rezende (PB)
-
Transmissões: www.youtube.com/energisaoficial
-
Doações: www.evoe.cc/festivalfiqueemcasa
-
Movimento Energia do Bem: www.movimentoenergiadobem.com.br
-
Polo Audiovisual: www.poloaudiovisual.tv
Deixe o seu comentário