Aumento no preço dos remédios é suspenso por dois meses

Decisão do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia já foi publicada no DO da União
quarta-feira, 01 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Aumento no preço dos remédios é suspenso por dois meses

O Governo Federal publicou na terça-feira, 31 de março, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória (MP) 933/2020 suspendendo por 60 dias o reajuste anual de preços de medicamentos para o ano de 2020 previsto inicialmente para entrar em vigor ontem, 1º. A medida foi tomada em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Com a suspensão, o aumento só poderá ser realizado a partir do dia 1° de junho.

O reajuste anual dos medicamentos é determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O percentual de aumento é calculado por meio de uma fórmula, que leva em conta a variação da inflação (IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ganhos de produtividade das indústrias fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e características de mercado. Em 2019, o IPCA acumulou alta de 4,31%. 

Com a nova determinação sobre a tramitação da Medida Provisória na Câmara dos Deputados e no Senado, o prazo para apresentação de emendas à MP vai agora até a próxima segunda-feira, 6. A nova determinação dispensa a tramitação da MP em comissão mista e estabelece que o texto seja votado diretamente no plenário da Câmara. Em seguida, se for aprovado, a MP vai ao Senado. (por Fernando Fraga - Agência Brasil).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra