A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense celebrou no início de janeiro seus 150 anos de atuação no município. No entanto, este não é o único motivo de comemoração para a sesquicentenária banda em 2020. Isso porque o deputado federal Marcelo Calero (partido Cidadania), destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, à reforma do prédio da banda Campesina Friburguense, situado na avenida de mesmo nome, no bairro Paissandu. A expectativa é que o recurso já esteja disponível no segundo semestre deste ano.
“Faremos uma reestruturação geral na nossa sede, rebaixamento acústico, além da reforma de banheiros e a criação de alojamentos para os músicos, entre outras mudanças. Essa é mais uma grande conquista para a banda Campesina. É algo que dá um grande respaldo para a instituição, que tem um nome com muita força”, celebrou Carlos Magno da Silva, o Maguinho, presidente da Campesina Friburguense, que completou: “O mais importante é que a Campesina está com todas as certidões em dia, o que é uma exigência para o recebimento de verbas federais. É mais uma conquista para a Campesina Friburguense e, consequentemente, para Nova Friburgo”, disse.
Curiosidade
Para quem não sabe, a primeira sede da agora sesquicentenária banda foi na Rua Fernando Bizzoto, no Centro. Anos depois a instituição se mudou para o casarão que também pertenceu à Sociedade União Beneficente Humanitária dos Operários, localizado na esquina das ruas Prefeito José Eugênio Müller e Augusto Cardoso, também no Centro, onde hoje funciona uma auto-escola.
Já durante o governo do prefeito César Guinle (entre outubro de 1947 e janeiro de 1951) a Campesina recebeu da Prefeitura de Nova Friburgo o terreno onde hoje fica situada sua atual sede, na Avenida Campesina Friburguense, no Paissandu. Anos depois, a primeira reforma do telhado da sede da instituição foi promovida no primeiro dos dois mandatos do prefeito Paulo Azevedo, que governou Nova Friburgo entre os anos de 1989-1992 e 1997-2000.
Projeto social
Também foi motivo de comemoração para a Campesina Friburguense a obtenção de outra emenda parlamentar, desta vez disponibilizada pelo ex-senador Eduardo Lopes, do Partido Republicano-RJ, de uma verba de R$ 200 mil, através da Fundação Nacional de Artes, para a realização do projeto social Tocando a Vida, que está promovendo a iniciação musical de crianças, jovens e adultos em canto, coral e instrumental durante todo este ano.
Deixe o seu comentário