A VOZ DA SERRA é Nova Friburgo percorrendo o mundo!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Nas águas finais de março, em alto estilo, o Caderno Z é todo uma ternura só para abordar um tema delicioso – “Avós, Versão 2.0”. Quando vi o assunto, pensei logo na minha condição de avó de Júlia. Porém, antes de tudo, fui neta de vovó Mariana, de quem guardo lindas lembranças. É mesmo “um vínculo especial” e, de minha vovó, me chega o aroma inconfundível do macarrão com galinha, aos domingos. O doce de figo no Natal e os bolos de aniversário com recheio de goiabada, cobertos de suspiro com raspinhas de limão eram algumas de suas habilidades imperdíveis. Eu era a sua “Betizinha” e a brandura do seu falar é a “música ao longe” que toca em meus ouvidos. Os tempos mudaram e pode até ser que as vovós não façam mais o macarrão com galinha e que os vovôs não estejam de pijama depois das seis. Entretanto, o afeto é o mesmo e a modernidade trouxe novas formas de vivências, até mesmo, à distância.

“A arte de ser avó” é um texto prazeroso de se ler, é a alma branda e amável de Raquel de Queiroz a nos dizer: “Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade...”. Embora uma nova pesquisa europeia aponte que “cuidar dos netos não faz os avós se sentirem mais jovens”, há uma gama de benefícios fluindo nessa relação: menor risco de depressão, problemas atenuados, aprendizagem mútua e única e, em especial, os avós tendem a se sentir mais saudáveis.

Pais, filhos, netos e avós, tudo é valioso na constelação familiar. E o que dizer dos amigos, das pessoas com as quais partilhamos nossa existência? O que dizer sobre a oportunidade de lermos Wanderson Nogueira no “Z”? Seja em dias de chuva ou de sol, há sempre luzes faiscando de sua alma de poeta: "Dias nublados apenas escondem o sol. Ele está lá, acima das nuvens. Pode ser que não o vejamos, que não o sintamos. Mas ele segue lá, clareando o dia, permitindo a fotossíntese, regulando mares e alimentando a vida. Nuvens se dissipam pelo vento ou em chuva. Se ventar demais – voe. Se chover - lave a alma! Ou apenas observe o ciclo. O tempo vai abrir... ". Palavreando, que lindo!

E o tempo sempre abre para quem segue em busca de um sonho, como tem feito a jovem atleta Lívia Melo, destaque no futebol feminino de Nova Friburgo. Agora, aos 18 anos, Lívia começou a jogar futebol aos 11 anos de idade, numa trajetória que culmina com a oportunidade de jogar no Maricá Futebol Clube. Líder com a bola nos pés, Lívia entra em campo para driblar “os percalços e desafios”, correndo atrás das condições financeiras para cobrir as despesas de locomoção e alimentação no período dos treinos, durante três meses, até uma possível contratação. Vamos ajudar!

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou a redução do preço do diesel, e admitiu sobre a gasolina: “Sempre que pudermos vender mais barato, vamos fazê-lo”.  Que outros setores façam o mesmo! Com a baixa da pandemia, o modo de trabalho home office ainda é uma opção, mas nem todos se adaptaram ao sistema, preferindo o trabalho fora. A propósito, dizem alguns líderes de empresas que “metade das reuniões é inútil” já que os assuntos “poderiam ser resumidos a um e-mail”.

O Cão Sentado, na charge de Silvério, esbraveja: “Maus-tratos contra animais é crime”. Nova Friburgo assim cai no conceito: “três prisões e 60 boletins de ocorrência em um ano”. A terceira cidade com maior número de agressões a pets do Estado do Rio de Janeiro. E muitas das ocorrências foram praticadas por seus “donos”. Que triste!

O Dia do Grafite, 27 de março, não poderia passar em branco! A exemplo, o Espaço Arp, que tem sido palco de lindas criações, cada vez mais nos brinda com maravilhosos murais de arte urbana. Thais Morete, deixando sua arte no local, destaca: “É importante reforçar que a arte urbana é totalmente diferente do vandalismo...”. Sem dúvida alguma, é um presente que põe brilho na alma da gente. Cores, vida e talentos!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.