Magic de volta

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 18 de abril de 2025

Marlon Moraes recoloca as luvas, e é atração de nova franquia de MMA

Um dos grandes expoentes do esporte friburguense nos últimos anos, que rompeu as fronteiras do Brasil para ganhar o mundo, está de volta. Marlon Moraes será um dos participantes da Global Fight League, uma nova franquia que anunciou, recentemente, os cards de suas duas primeiras edições. Ambas acontecerão em Los Angeles, nos dias 24 e 25 de maio, e terão ao todo 31 lutas.

Além de contar com muitos nomes conhecidos, o show irá reeditar alguns combates históricos, como Renan Barão contra Urijah Faber, e Anthony Pettis encarando Ben Henderson. Outros veteranos e ex-campeões do UFC, Bellator e PFL estarão em ação, como Holly Holm, Tony Ferguson, Alexander Gustafsson, e Thiago Marreta e Marlon Moraes.

O lutador de Nova Friburgo terá Ray Borg como adversário no evento. Moraes havia decidido pela aposentadoria do MMA em 2023, após a derrota por nocaute para Gabriel Braga, ainda no primeiro round da PFL 4. Ele já o havia feito após sua última luta no UFC, em 2022, mas logo assinou com a PFL.

Nascido em Nova Friburgo e radicado nos EUA, Moraes encerrou a carreira com 23 vitórias, 13 derrotas e um empate em 37 lutas profissionais. Numa delas, disputou o cinturão dos galos (até 61kg) do UFC, em junho de 2019, quando foi nocauteado por Henry Cejudo no terceiro round.

 

A Global Fight League

A Global Fight League promete movimentar o cenário mundial dos eventos de MMA. Além da contratação de veteranos renomados, com passagens pelas grandes organizações da modalidade, a nova liga propõe um formato de disputa diferente dos demais. Ao todo, seis equipes (Nova Iorque, São Paulo, Dubai, Los Angeles, Londres e Miami) vão disputar a temporada regular e inaugural da GFL – cada uma será composta por 20 lutadores, sendo dois representando cada uma das 10 categorias de peso (sete masculinas e três femininas).

Os times – seis no total – foram formados através de um ‘draft’, processo de escolha de atletas pelas equipes de forma intercalada, assim como acontece nos principais esportes americanos. De forma similar ao que acontece na PFL, a Global Fight League vai utilizar um sistema de pontuação ao longo de sua temporada regular.

Se o profissional vencer a luta por via rápida (finalização ou nocaute), ganha quatro pontos para o seu respectivo time. O atleta que vencer por decisão receberá três pontos. O empate vale dois pontos. Já o lutador que for derrotado por decisão soma um ponto. Quem perder pela via rápida, não pontua. Sendo assim, as quatro equipes com a maior pontuação na primeira fase avançam para a semifinal.

 

GFL Los Angeles - 24 de maio de 2025

CARD COMPLETO

Urijah Faber (LA) vs. Renan Barão (SP)

Anthony Pettis (MIA) vs. Benson Henderson (LON)

Holly Holm (NY) vs. Julia Budd (LON)

Chad Mendes (LA) vs. Maike Linhares (SP)

Derek Brunson (DUB) vs. Omari Akhmedov (DUB)

Sage Northcutt (LA) vs. Lucas Martins (SP)

Marlon Moraes (MIA) vs. Ray Borg (LA)

Aspen Ladd (LA) vs. Alejandra Lara (SP)

Robelis Despaigne (MIA) vs. Todd Duffee (DUB)

Cat Zingano (MIA) vs. Alexa Conners (DUB)

Neiman Gracie (NY) vs. Danny Roberts (LON)

Jessica Penne (LA) vs. Joice Mara (SP)

Charles Rosa (MIA) vs. Khumoyun Tukhtamuradov (DUB)

Marisa Messer-Belenchia (NY) vs. Kelly Staddon (LON)

Gleison Tibau (MIA) vs. Alex Cowboy (SP)

 

2 fotos – legendas:

1- Moraes é uma das grandes atrações da nova franquia, que traz uma proposta diferente no mundo da luta

2- A luta contra José Aldo foi um dos momentos marcantes na carreira de Moraes

  • Foto da galeria

    Moraes é uma das grandes atrações da nova franquia, que traz uma proposta diferente no mundo da luta (Imagem: Rede Social Marlon Moraes)

  • Foto da galeria

    A luta contra José Aldo foi um dos momentos marcantes na carreira de Moraes (Imagem: Stephen R. Sylvanie USA TODAY Sports)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.