Quer Evitar a Doença de Alzheimer?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Cerca de 7 milhões de pessoas com 65 anos ou mais nos Estados Unidos têm a doença de Alzheimer que é quase duas vezes mais comum em mulheres em comparação com homens. Sabe por quê?

Mulheres tendem a viver mais tempo do que homens, assim, mais homens morrem mais cedo e por isso não têm tempo de desenvolver a doença de Alzheimer. O fator de risco principal para essa doença é a idade. Quanto mais idoso, maior a chance de desenvolvê-la. Veja: 4 em cada 1000 pessoas com idades entre 65 e 74 anos desenvolvem Alzheimer cada ano; 32 em cada 1000 pessoas entre 75 e 84 anos, e 76 em cada 1000 pessoas com 85 anos ou mais desenvolvem Alzheimer a cada ano.

Um estudo seguiu 16.926 pessoas na Suécia e descobriu que a partir dos 80 anos as mulheres eram mais propensas a serem diagnosticadas com a doença de Alzheimer do que os homens da mesma idade. Outro estudo em Taiwan descobriu que as chances de desenvolver esta doença ao longo de 7 anos foram maiores em mulheres em comparação com homens. Uma metanálise (estudo de vários estudos) sobre o surgimento da doença de Alzheimer na Europa verificou que cerca de 13 mulheres em 1000 desenvolveram a doença a cada ano em comparação com apenas 7 homens.

Dr. Andrew, neurologista de Harvard, diz que as mulheres que vivem mais do que os homens não pode ser a resposta completa do porque elas são mais propensas do que eles a desenvolver Alzheimer. Mesmo entre os da mesma idade, mulheres são mais propensas a serem diagnosticadas com esta doença do que homens.

Uma pista para a resposta desse quebra-cabeça é que a sua chance de desenvolver a demência sem ser a de Alzheimer não são maiores se você for uma mulher. Um estudo examinando taxas de demência na Suécia descobriu que mulheres e homens eram igualmente propensos a desenvolver uma demência não de Alzheimer, à medida que envelheceram. Outra pista vem de um trabalho de pesquisadores de Harvard, que sugeriram que a substância chamada amiloide, um componente do adoecer de Alzheimer, pode ser depositada para combater infecções cerebrais. Se a sugestão deles estiver correta, podemos pensar na doença de Alzheimer como um subproduto do sistema imunológico do cérebro.

Outra pista é que as mulheres têm cerca de 2 vezes mais chances de ter doença autoimune do que homens. O motivo não é ainda claro, mas se sabe que o sistema imune geralmente é mais forte nas mulheres do que nos homens, e várias doenças autoimunes são mais comuns na gravidez. Pode ser que o sistema imunológico mais forte nas mulheres tenha sido projetado por Deus para proteger o feto de infecções. Então mulheres podem ter mais placas amiloides do que homens.

Dr. A. Burton, neurologista da Harvard, diz que as placas amiloides que causam a doença de Alzheimer podem fazer parte do sistema imune do cérebro para lutar contra infecções. Sendo este sistema feminino mais forte, nelas podem surgir mais placas amiloides do que nos homens, tendo risco maior de desenvolver a doença de Alzheimer. Isso não significa que se você é mulher, é mais provável que desenvolva a doença de Alzheimer e não há nada que possa fazer sobre isso. Veja o que você pode fazer hoje mesmo:

Reduzem o risco de Alzheimer: (1) Exercícios aeróbicos tipo caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana. (2) Dieta vegetariana orientada por nutricionista que indica o vegetarianismo sem exageros. Coma frutas, vegetais, cereais integrais, legumes, pão integral. Tome um desjejum farto, um almoço sem exagero e um jantar leve, pelo menos 2 horas antes de dormir. Evite álcool, cafeína e tabaco. (3) Durma mais cedo, no máximo 10 da noite, em ambiente ventilado, escuro, silencioso. (4) Se envolva em atividades sociais como em sua comunidade religiosa. Leia bons livros, faça cursos para a terceira idade, aprenda tapeçaria, pintura em cerâmica, bordado, crochê, artesanatos. (5) Não guarde ressentimentos. Dê ajuda voluntária numa instituição filantrópica. Cultive gratidão. Isso ajuda a prevenir a doença de Alzheimer.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.