O que você vai deixar de bom para a humanidade?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Luciano Pavarotti nasceu e morreu em Módena, na Itália. Ele foi um cantor tenor lírico que popularizou a ópera. Uma das músicas que apresentava era “Nessun Dorma”, que significa “Ninguém Durma” em italiano. Numa parte da letra dessa ária (parte da ópera), está assim: “nós devemos, infelizmente, morrer, morrer.” E em seguida vem: “Desapareça, ó noite! Esvaneçam, estrelas! Esvaneçam, estrelas! Ao amanhecer, eu vencerei! Vencerei! Vencerei!”.

Quando Pavarotti termina de cantar essa música, pelo menos numa de suas últimas apresentações, ele expressa uma face com uma combinação de angústia, tristeza e esperança. Será que, em algum nível de sua consciência, ele sabia ter uma doença grave mesmo antes do diagnóstico de câncer que veio em 2006, e por isso manifestava a face daquele jeito emocionante na parte final da apresentação de “Nessum Dorma”? É informado que ele deixou uma fortuna 200 milhões de euros e morreu aos 71 anos de idade em sua casa devido a um câncer do pâncreas.

Steve Jobs, que foi dono da Apple, fez um transplante de fígado. Deixou uma herança de alguns bilhões de dólares e morreu aos 56 anos de idade, oito anos depois de ser diagnosticado com câncer do pâncreas.

O apresentador de TV e dono da Rede SBT, Silvio Santos, morreu recentemente aos 93 anos de idade, por causa de uma broncopneumonia após infecção por H1N1. A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da influenza, conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, causada pela cepa de vírus H1N1, que começou em porcos. Parece que Silvio Santos deixou uma fortuna de cerca de 1 bilhão e 600 milhões de reais.

Estima-se que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, jogador de futebol, deixou uma fortuna de cerca de 80 milhões de reais após falecer em 2022 aos 82 anos de idade, por causa de câncer de cólon (intestino), broncopneumonia, insuficiência renal e insuficiência cardíaca. O humorista Chico Anísio morreu aos 80 anos de idade em 2012 por complicações respiratórias, talvez por ter sido fumante a vida toda. Deixou uma herança em torno de 20 milhões de reais. A jornalista Glória Maria, morreu em 2023, por câncer do pulmão, aos 73 anos de idade, deixando uma herança de possivelmente de 50 milhões de reais.

Em “Nessun Dorma” é cantado: “nós devemos, infelizmente, morrer, morrer”, sendo uma realidade independente da fortuna que possamos acumular e da fama que possamos adquirir.

Alguns pensamentos do texto bíblico para nossa reflexão nesse contexto de que nós devemos, infelizmente, morrer: “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!” Eclesiastes 7:2, escrito por Salomão, que foi o homem mais sábio e rico que já existiu. “O que amar o dinheiro nunca se fartará do dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.” Eclesiastes 5:10, também texto de Salomão, rei de Israel. “A sabedoria serve de proteção, como de proteção serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.” Eclesiastes 7:12. “E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.” Eclesiastes 2:11. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10. E veja essa fala de Jesus em Marcos 8:36: “... que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. E o mesmo Jesus disse: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá.” João 11:25.

O que você vai deixar de bom para a humanidade sem ser dinheiro e fama?

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.