Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
O que é ser humilde?
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
Uma pessoa mansa responde perguntas ásperas com brandura. Você faz assim? Ou logo solta os cachorros sobre o outro? Aprendeu a controlar suas emoções ou ainda é uma pessoa impulsiva que só pensa depois que fez?
Jeff Boss, num artigo da revista Forbes, de 1º de março de 2015, comentou que pessoas humildes podem receber má reputação porque a humildade é frequentemente associada a ser passivo, submisso ou inseguro, mas isso não é verdade. Os Evangelhos relatam que Jesus Cristo era manso e humilde de coração, e eu pergunto: Era Ele passivo, submisso de forma errada, inseguro? Com certeza não.
Também não confundamos humildade com pobreza. Tem gente pobre materialmente orgulhoso, e tem ricos economicamente humildes. Pessoas humildes não sentem o impulso de se exaltar. Ser humilde não é pensar menos em si mesmo, mas pensar menos de si mesmo, e não ficar falando de sua pessoa o tempo todo.
Geralmente pessoas humildes estão cientes da situação. Elas se percebem, têm consciência do grupo, das ações de cada um e da dinâmica social. Pensam no que os outros sentem naquele momento e podem ter mais probabilidade de ajudar amigos do que os orgulhosos. Assim mantêm relacionamentos pessoais e profissionais mais fortes.
Um estudo publicado pela revista Time em 27 de abril de 2021 com o título “Humildade: uma força subestimada” envolveu mais de mil pessoas, com cerca de duzentas em cargos de liderança, e revelou que as empresas com pessoas humildes em posições de liderança tinham uma força de trabalho mais engajada e menos rotatividade de funcionários.
Outra característica dos humildes é que eles tomam decisões difíceis com certa facilidade. Uma vez que eles em geral colocam as necessidades dos outros antes das suas, quando confrontadas com decisões difíceis, elas respeitam os limites morais e éticos que governam a decisão e baseiam seus critérios de tomada de decisão num senso de propósito compartilhado e não em interesse próprio. Oposto ao que vemos em muitas pessoas de poder social, sejam políticos, empresários, juízes, até médicos e cientistas que atuam na sociedade com conflitos de interesses por causa do egoísmo e da ganância.
Indivíduos humildes tendem a escutar mais e falar menos. Conversar com alguém que fala muito pode ser aliviante para quem não sabe o que dizer, talvez por timidez. Mas pode ser estressante conversar com alguém que quer dominar o diálogo sem escutar o que os outros têm para falar. Humildes, em geral, ouvem ativamente os outros antes de falar, e não tentam dominar uma conversa.
Outra característica de pessoas humildes é a busca de conhecimento por possuírem uma postura de querer aprender mais, percebendo que não têm todas as respostas. Colhem conhecimento com experiências de outros e anseiam por mais chances de aprender. As humildes estão abertas para ouvir críticas construtivas para seu crescimento pessoal e conseguem pedir ajuda. Ser humilde também significa perceber que você não tem todas as respostas. Ninguém tem. Os humildes reconhecem o que não sabem e pedem ajuda.
Um bom começo para se tornar mais humilde é perceber que você não é humilde. Quer se tornar mais humilde e melhorar seu relacionamento consigo mesmo, com as pessoas e ser mais feliz? Então, admita que você pode não ser o melhor em tudo, nem tem que ser.
Reconheça suas falhas em vez de apontar e criticar falhas dos outros. Quando estiver errado, admita. Pedir desculpas por seus erros não o tornará uma pessoa inferior. As pessoas podem ficar com raiva ou frustradas com o que você fez, mas é melhor admitir seu erro do que encobri-lo com uma mentira. As pessoas apreciam se você está disposto a admitir que precisa melhorar. Admitir humildemente seu erro não fará com que as pessoas percam o respeito por sua pessoa, em vez disso, elas terão mais respeito e empatia por você. “Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6. Seja humilde!
_______
Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com
Cesar Vasconcellos de Souza
Saúde Mental e Você
O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário