Narcisista: um sugador

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Gostei de uma versão Católica da Bíblia que apresenta Provérbios capítulo 21 e versículo 24 assim: “Chamamos de zombador um soberbo arrogante, que age com orgulho desmedido.” Este é um dos textos bíblicos que falam de narcisismo.

Narcisismo é uma característica da pessoa que busca vaidade, admiração egocêntrica, seja quanto aos seus atributos físicos ou mentais, vindo do orgulho. A palavra “narcisismo” vem da mitologia grega, que descreve um indivíduo que se apaixonou por si mesmo ao se olhar no reflexo da água.

Nem sempre é fácil saber se alguém é narcisista. Isso é verdadeiro se você não conhece bem a pessoa. Todos podemos ter traços narcisistas, assim como todos temos medo em alguns momentos. O problema é quando as características narcisistas se tornam predominantes em alguém, assim como o problema do medo é quando ele domina o indivíduo, se tornando uma fobia.

Além disso, uma pessoa narcisista normalmente requer atenção dos outros, gosta de estar no centro de uma discussão ao ter visitas em casa. Adora ser admirada pelos outros e sempre procura mostrar uma imagem positiva de si mesmo aos outros para garantir esta admiração. Ela também deseja que os que vivem com ela se submetam aos seus caprichos, exigências e desejos.

Estudos psicológicos mostram que alguns narcisistas apresentam pensamentos e comportamentos que são opostos à imagem que idealizam de si mesmos ou tentam passar, geralmente por redes sociais, como se fossem amáveis, carinhosos, podendo ser, na vida particular real, rixosos e polêmicos.

Um narcisista muitas vezes critica os outros, mas odeia quando outros o criticam e faz com que sua calúnia pareça socialmente aceitável. Gosta de receber elogios dos outros, mas muitas vezes não gosta de ouvir outros sendo elogiados. Gosta de pedir favores aos outros, mas não gosta quando pedem favores a ele.

Um narcisista pode ser desonesto, mas ao mesmo tempo é mestre do disfarce e pode mentir de forma convincente. As mentiras do narcisista podem assumir a forma de exagero. Para muitos que vivem com um narcisista, parece que ele tem um desrespeito arrogante pela verdade, especialmente sobre si mesmo.

Outra característica do narcisista é achar que tem direito a privilégios ou tratamento especial, se aproveitando dos outros para alcançar seus próprios fins, sem levar em conta como suas escolhas podem afetar os outros. Em geral, o narcisista tem pouca ou nenhuma empatia e não está disposto ou é incapaz de reconhecer ou se identificar com os sentimentos e necessidades dos outros.

A falta de empatia, por exemplo, sentir-se triste de verdade ao ver outras pessoas tristes, é um aspecto básico do narcisismo doentio. Entretanto, a falta de empatia ocorre não apenas com narcisistas, mas também com sociopatas. Além disso, pessoas podem sentir simpatia genuína sem expressá-la, ou podem fingir simpatia, mas não sentindo nada de bom pelo outro.

Narcisistas gostam de se envolver em dramas focados neles mesmos, enquanto tentam sugar os outros. Jesus Cristo, ao viver aqui na Terra, estava bem consciente do perigo de permitir que os narcisistas fariseus perturbassem Sua missão. Certa vez Ele disse para Seus discípulos deixarem os fariseus sozinhos porque eles são guias cegos e se um cego guiar outro cego, ambos cairão num poço (Mateus 15:14). Deixá-los sozinhos pode significar não se envolver demais com eles.

Uma das razões pelas quais Jesus não fez dos fariseus o foco de Seu ministério é porque eles não sentiam que tinham necessidade de ajuda, e não eram abertos, com poucas exceções, para o que Ele tinha a ensinar. Muitos narcisistas são assim, fechados para a autopercepção. Deixe a pessoa narcisista com quem você convive ter o drama dela, evitando deixá-la gastar seu tempo e sua vida, sugando você.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.