Corrupção e Saúde Mental

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 31 de março de 2022

Dinamarca, Nova Zelândia, Suíça, Finlândia, Singapura, Suécia são alguns poucos países com menos corrupção segundo o site www.transparency.org  Neste site são classificados os países assim: o governo mais limpo e transparente é o número 1, e o menos transparente e corrupto é o de número 180. Entre 180 países o Brasil está na posição 96, os Estados Unidos no 27º. lugar, a Venezuela na posição 177 e a Bolívia está no 128º. lugar, só para citar alguns.

No site www.dailymaverick.co.za/article/2022-03-09-the-potential-effects-of-corruption-on-mental-health/ está um artigo com o título: “Os efeitos potenciais da corrupção na saúde mental” publicado no último dia 9 de autoria do jornalista Malibongwe Tyilo. Ele diz que um estudo recente realizado no Vietnã encontrou uma correlação entre a prevalência de corrupção e níveis de saúde mental. Este estudo científico foi publicado no site www.sciencedirect.com em maio de 2021 com o título “Corrupcão e saúde mental: evidência do Vietnã”.

Os cientistas escolheram o Vietnã por ser considerado um dos países menos transparentes e mais corruptos, e em geral a corrupção do governo é maior nos países mais pobres. Participaram da pesquisa 1.344 pessoas de 56 comunidades rurais espalhadas em 22 províncias. Avaliaram a saúde mental deste grupo e a exposição individual e experiências de corrupção no setor público no nível do governo, sobre subornos para obter títulos de terra, emprego no governo, tratamento médico, entre outros atos corruptos.

Apesar de que os cientistas da pesquisa tiveram o cuidado de não ligar definitivamente a causa direta entre corrupção e saúde mental, o estudo verificou que há evidências fortes e consistentes de que a corrupção está ligada ao sofrimento mental. Observou-se que a frequência dos subornos cria ansiedade, especialmente nas famílias mais pobres, as mais afetadas e vulneráveis.

Verificou-se que serviços públicos importantes na área da saúde e educação no Vietnã, estavam mais facilmente disponíveis para os dispostos e capazes de pagar. Além disso, o pagamento de propinas por bens e serviços essenciais, aos quais os mais pobres têm direito legal, produz sentimentos de desamparo e privação de direitos. Assim, a confiança social caiu bastante na população com o aumento da corrupção, e também a crença na capacidade de controlar o destino.

Entretanto, houve alguns movimentos anticorrupção no Vietnã pouco antes da pandemia, como no Brasil, e isto melhorou os níveis de saúde mental nos locais onde os esforços para diminuir as fraudes foram bem sucedidos.

A corrupção é um crime que atrasa o crescimento econômico, prejudica o desenvolvimento e causa desigualdade. Recentemente em nosso país foi feito o programa de redução da corrupção chamado “Lava à Jato”. Figuras sociais, empresariais e políticas foram presas, mas muitas ficaram de fora e continuam em suas atividades corruptas. Felizmente o Governo Federal atual tem agido com honestidade até onde se sabe, e mesmo a pandemia tendo causado tanto estrago financeiro, o Brasil avança com obras em todo o país, importantes para a população, e isso significa que os bilhões que eram roubados pela corrupção, estão agora sendo aplicados devidamente para obras públicas. Evidentemente a mídia que é contra o Governo Federal não mostra estas obras, como levar água a muitos municípios sofridos com a seca no norte e nordeste, construção de rodovias, ferrovias, e tantas outras.

O psicanalista Rollo May anos atrás, ao pensar nas atitudes corruptas, violentas da sociedade, dizia que a população desenvolve um tipo de sofrimento mental chamado de “cinismo social”, que significa ficarmos frios e omissos ao nos defrontarmos com a corrupção sistemática, a violência, e outros males sociais.

Precisamos acordar, não ser levados por informações inverídicas da mídia e dar exemplo sendo cidadãos honestos, que ajudam o país, sua cidade, seu bairro, sua família a funcionar melhor do que depende de você. Perder a esperança produz depressão, mas recuperar a confiança nos governantes que realmente fazem o bem pela pátria, melhora a saúde mental.

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.