Ranking de Qualificação do Servidor Público

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Nova Friburgo é um dos piores em qualificação do servidor público. 28 de outubro é o Dia do Servidor Público. Feriado para os profissionais, mas como neste ano cai no sábado, não haverá folga. No entanto, algumas esferas estão anunciando ponto facultativo na sexta, 3, como compensação. Em Nova Friburgo, a folga será na tarde desta sexta, 27, podendo se somar ao ponto facultativo, após o feriado de Finados.

Serviço Público

Os servidores públicos são profissionais que atendem a população em diversos setores. Fato é que independente de classe social, todos, absolutamente todos necessitam do serviço público e do servidor.  Muito se imagina que o serviço público é apenas para quem estuda em escola pública ou precisa da saúde pública ou assistência social. 

Todos necessitam

No entanto, seja para tirar uma guia de pagamento de imposto, ter uma licença para construir, a iluminação de sua rua ou mesmo no trânsito, lá está ou deveria estar o servidor público que, portanto, atua para todos, independente de classe social, precisam da atuação do servidor.

Ranking

Mas como está a qualificação dos nossos servidores públicos? Para além da estrutura, a capacitação e qualificação faz diferença na qualidade do serviço prestado. O quanto a gestão municipal tem incentivado e ajudado na qualificação dos servidores? Talvez a resposta esteja no ranking de qualificação dos servidores públicos desenvolvido pela CLP (Centro de Liderança Pública) para os 410 municípios mais populosos do país. 

Metade pior

Nova Friburgo está exatamente na metade para baixo ou no meio, 201º, com nota 48 de  100. Garanhuns-PE é, segundo o estudo, o município brasileiro com os servidores mais qualificados, seguido de Campina Grande-PB. O melhor do Estado do Rio aparece apenas na 70ª posição: a capital Rio de Janeiro. Em seguida vem Duque de Caxias (77º). 

Destaques positivos e negativos

Entre os municípios fluminenses, ainda aparecem à frente de Nova Friburgo, pela ordem: Teresópolis (88º), Volta Redonda (89º), Barra Mansa (98º), Maricá (99º), Mesquita (131º), Queimados (147º), Macaé (166º), Campos dos Goytacazes (169º), Seropédica (173º) e Resende (193º). Pelo menos 32 dos 92 municípios do Estado do Rio estão entre os 410 maiores do Brasil, considerados no estudo: Cabo Frio (405º nacional) é o pior colocado do RJ.

Indicadores péssimos

Para além da qualificação, outros fatores são determinantes na qualidade do serviço público. Nova Friburgo é o 28º pior funcionamento de máquina pública do país, além de ter, de acordo com o ranking, a 110ª pior sustentabilidade fiscal. Apesar da qualificação ser apenas a 201ª, o custo da função administrativa é alto e ineficiente, portanto considerado ruim, sendo o 64º pior do Brasil. Todos os indicadores podem ser conferidos na plataforma CLP.  

 

Isenção do ICMS

O Governo do Estado colocou no ar, nesta quarta-feira, 25, o sistema que possibilita os pedidos de isenção de ICMS sobre energia elétrica e gás por parte de templos religiosos e entidades de assistência social. Tudo pode ser feito pela internet em nove passos. Uma cartilha foi lançada para ajudar as instituições interessadas no benefício. Importante que toda a documentação esteja em PDF e em dia para agilizar o processo.

 

Escoteiros

A região tem uma tradição no escotismo, graças, especialmente, ao trabalho de décadas realizado pelo Colégio Anchieta, com um notório legado do saudoso padre Selvaggi. E, neste fim de semana, grupos de todo o Estado do Rio de Janeiro se encontrarão no município vizinho de Cordeiro. Serão realizadas inúmeras ações no Parque de Exposições Raul Veiga, entre as quais trilha, plantio de árvores e confraternização.

       

 

Alunos do Samba

Encerrando as disputas de samba do carnaval friburguense para os desfiles de 2024, o Alunão realiza neste sábado, 28, a partir das 20h, a final com três dos sambas inscritos. A agremiação, que premiará com R$ 1,5 mil a obra vencedora, promete uma grande festa, em sua quadra, com apresentação dos segmentos da escola e três grupos de samba e pagode se revezando no palco.

Sambas 

“Nem tudo que reluz é ouro” é o enredo assinado pelo carnavalesco Sérgio Caetano. Na final concorrem os sambas de Elizelton & Cia; Marlon Dias & Cia e composição de Gilvan Pacheco & Cia. Com a definição do samba da azul e branco, todas as quatro escolas de samba friburguenses terão seus hinos para 2024. Ainda não se sabe se será lançado pela Liga das Escolas um álbum físico ou mesmo nas plataformas digitais.            

Carnaval 2024

No domingo, 29, às 17h, na quadra da atual campeã, Vilage, acontecerá o sorteio para a ordem dos desfiles do Carnaval 2024. Todas as agremiações estarão presentes em uma grande festa promovida pela Liga das Escolas de Samba. Nos últimos anos, o sorteio tem ocorrido em festa na quadra da escola campeã. Além da definição da ordem dos desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval, também será sorteada a ordem dos desfiles de sábado, que reúnem os ex-blocos de enredo, que agora são chamados de escolas de samba do Grupo A.

Oito agremiações

Todas as oito agremiações em atividade da cidade estão confirmadas no Carnaval 2024, ainda que o Raio de Luar enfrente dificuldades quanto à sua quadra que foi tomada, após longa disputa judicial. Além do Raio de Luar, no sábado de folia desfilam Globo de Ouro, Unidos do Imperador e Bola Branca. Domingo, desfilam Vilage, Unidos da Saudade, Imperatriz de Olaria e Alunos do Samba.

Melhor posição

A ordem dos desfiles não decide o carnaval, mas a maioria prefere nem ser a primeira ou a última a se apresentar. A primeira pega a avenida fria e tem a missão de empolgar. A última pode pegar o público cansado e os próprios passistas, que por entreveros alheios, podem entrar bem tarde na avenida. O sorteio da ordem dos desfiles sempre traz certa dose de emoção por conta dessas preferências.      

 

Friburguense

Jogo de vida ou morte para o Friburguense neste sábado, 28, às 15h, diante do Macaé, fora de casa. Jogo que até recentemente ocorria na elite do futebol carioca, ambos os clubes vivem momentos difíceis que os levaram ao abismo da terceirona. O fato é que quem perder deve amargar mais um ano na terceirona a três rodadas do fim da competição.

Tabela final

Para o Friburguense a esperança de classificação entre os quatro primeiros que avançam para as semifinais - perdura. Nas duas rodadas finais, o Friburguense enfrenta as duas piores equipes da competição (7 de Abril e Serra Macaense) que, provavelmente, já estarão, matematicamente, rebaixadas para a quarta divisão. Se somar os seis pontos nas duas rodadas finais e com triunfo sobre o Macaé, são enormes as chances de classificação às semifinais.     

 

Palavreando

“Na guerra não há certos ou errados, apenas perversos. Armas foram feitas para matar. Que ninguém mate por algo, mas viva por alguém. Que ninguém morra em nome do que quer que seja, mas viva pelo direito de uma vida plena”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.