Primeira visitação vinícola friburguense

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022

Primeira visitação vinícola friburguense
Após muita espera e ansiedade, chegou o grande dia. A vinícola de Nova Friburgo abrirá as portas para a primeira visitação à sua plantação e produção. E para a abertura haverá degustação e harmonização. A vinícola Terras Frias, localizada em Campo do Coelho, faz a primeira visita guiada no próximo dia 19, às 10h. Algumas adaptações no terreno foram feitas para receber o público, o que explica não ter tido a possibilidade como previsto, no fim do ano passado. 

Harmonização com queijos
Com vagas limitadas, a experiência contará com uma harmonização sequencial com quatro tipos de vinhos e queijos, guiada pelo mestre queijeiro André Guedes. Dos quatro tipos de vinhos, três são com o rótulo friburguense da Terras Frias: Carbenet Franc Rosé; Carbenet Franc Tinto e Pinot Noir Tinto. O vinho branco que ainda não é produzido em Nova Friburgo, no entanto, é do mesmo enólogo da vinícola friburguense, Vagner Marchi.

Terras Frias
Haverá venda de vinhos no dia, com descontos especiais para os primeiros visitantes. As reservas devem ser feitas antecipadamente. Outras experiências de visitação devem ocorrer nas semanas seguintes, mas ainda não foi divulgado um calendário. O plantio da próxima safra já foi feito e a venda das primeiras garrafas foi considerada um sucesso.

Retorno presencial UERJ
Após adiar o retorno das atividades presenciais, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) liberou o retorno das atividades presenciais a partir do dia 16 de fevereiro, abrangendo também a unidade Nova Friburgo. A decisão se baseou na nota técnica emitida pela Pró-reitoria de Saúde, que citou a queda da infecção pela variante Ômicron no estado do Rio, nas últimas duas semanas.

Comprovante de vacina
A decisão do retorno presencial menciona ainda que a taxa de ocupação de leitos de UTI em pacientes de Covid-19 está dentro dos limites de segurança. O retorno das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão leva em conta ainda a manutenção dos protocolos de segurança. Entre eles, o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação para poder acessar a instituição.

Ensino híbrido
A princípio, a volta das atividades presenciais na Uerj estava prevista para o dia 2 de fevereiro. Mas, no fim de dezembro, por causa do elevado número de casos de Covid-19 causados pela variante Ômicron, a universidade decidiu prorrogar a suspensão das atividades até o dia 15 de fevereiro. O calendário acadêmico aprovado pelo Conselho Universitário, que prevê atividades híbridas de acordo com as prerrogativas de cada unidade, segue em vigor.

Mulheres transmitem menos Covid
Por falar em pandemia, um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) trouxe dados que indicam que as mulheres são mais resistentes ao contágio pelo coronavírus. Outros estudos já indicavam que a frequência de homens que têm formas graves da Covid e que vão a óbito é muito maior que entre mulheres. Nesse estudo, especificamente, se analisou quem é mais resistente.

Mulheres são mais resistentes
Os pesquisadores coletaram informações de mais de 1.700 pessoas. Na maioria dos casos o homem é que tinha tido Covid antes e transmitido para a mulher ou era o único do casal que teve. Na análise da saliva, observou-se que os homens têm uma carga viral 10 vezes maior do que as mulheres. Como a Covid é transmitida pelas gotículas de saliva, isso explicaria porque os homens transmitem mais. Conclusão: “As mulheres são mais resistentes quando infectadas, e quando têm o vírus transmitem menos que os homens”.

Fraudes cibernéticas
Como tem noticiado A Voz da Serra, vem aumentando consideravelmente o número de fraudes pela internet, o que tem atormentado os friburguenses. Como não vivemos em uma ilha isolada do mundo, recente estudo revela que as redes sociais já acumulam 25% de todas as fraudes que acontecem, em um aumento de dezoito vezes em comparação com cinco anos atrás.

Investimento, romance e venda
Muitos de nós já deve ter se deparado com situações de promessas tentadoras, seja para investimentos ou produtos muito baratos. O estudo conseguiu quantificar isso: 37% são investimentos, incluindo criptomoedas com potencial exponencial, 24% dos golpes são de relacionamentos, romance. Apenas em 3º lugar aparece o que talvez mais percebamos que são as tais compras. As ofertas tentadoras de produtos representam 14%.

Surpresa
Surpreendentemente, pessoas de 18 a 39 anos é o grupo que mais cai em golpes pelas redes sociais. Segundo a análise, esse grupo está duas vezes mais propenso a perder dinheiro nos estelionatos de redes sociais. No Brasil, acredita-se que depois do WhatsApp (troquei de número, salva esse), o roubo de perfis no Instagram seguido de venda de produtos falsos sejam os golpes com maior ocorrência. Quem nunca viu ou viveu, afinal, uma dessas situações? Cai quem quer?

Torneio de Robótica
Estão abertas até o dia 26, as inscrições para a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League Challenge (FLL). Realizado pela Escola Firjan Sesi, o torneio é aberto para estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou que podem se juntar em um grupo de amigos sem o vínculo escolar.

Etapa regional
A competição propõe que estudantes criem robôs feitos com peças de Lego. Este ano, o torneio será realizado remotamente por causa da pandemia. Reunidos em times de dois a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras. O tema de 2022 trata de logística e transporte. Os mais bem colocados serão selecionados para a etapa nacional.  

Palavreando
“O tempo. Tão igual para todos nós, é o tempo. Enlaça, faz nó. Sem dó. O que nos concede é também nos aproximar do pó. Ao ponto que dar é o mesmo que tirar”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.