Nova Friburgo na Escala Brasil Transparente

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Nova Friburgo é uma das gestões públicas menos transparentes do Brasil. Os dados são da CGU (Controladoria Geral da União), através da ferramenta Escala Brasil Transparente. A nota de Nova Friburgo é de apenas 4,28 pontos, onde zero é a menor e dez a maior. O município está bem abaixo da média nacional que é de 6,86. 

 

Abaixo da média

A gestão municipal de Nova Friburgo também está abaixo da média dos municípios fluminenses, que é bem próxima à média nacional: 6,72. No Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo só tem maior transparência que Itaboraí (3,08), Belford Roxo (3,45) e São Gonçalo (3,55). Fechando o ranking dos cinco piores está Rio Bonito com nota 4,41. 

 

Municípios nota 10

Os melhores do Estado do Rio são: Niterói, São Pedro da Aldeia e Mesquita. Esses três municípios atingiram a pontuação máxima na escala: 10. A gestão do Estado do Rio de Janeiro tem nota 7,8. A CGU promove a avaliação da transparência pública a fim de motivar não só a transparência obrigatória, mas também a transparência ativa como publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. 

 

Por que transparência é importante?

A Controladoria-Geral da União (CGU) também lançou inúmeras orientações aos gestores, argumentando que acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção e importante mecanismo indutor de gestões públicas responsáveis e abertas à participação social.  

 

Tecnologia 5G

Alguns friburguenses já perceberam maior velocidade no tráfego de dados de internet em seus aparelhos telefônicos. Autorizada desde março deste ano, o 5G chegou a Nova Friburgo, mas por enquanto apenas para clientes da Tim que possuam aparelhos compatíveis para a tecnologia. Isso é possível, pois a empresa já instalou algumas torres para oferecer o serviço em partes do território friburguense. 

 

Próximas etapas

As demais operadoras estão em processo de instalação da nova tecnologia, de acordo com o calendário do Governo Federal, priorizando demanda e viabilidade técnica. No cronograma de cada uma, diferentes critérios, seja do ponto de vista econômico e turístico ou de faixa populacional.

 

Antiga Emporium

Foi boate, virou igreja e em breve será bar com jeitinho carioca. Para quem estava com saudade das festas da icônica Emporium, especialmente dos concorridos sambas das quintas, prepare-se. O espaço que fica no final da Via-Expressa está em obras para sediar o Tijuca Bar. Ideia antiga dos empreendedores do grupo Scavarda´s, que já têm dois restaurantes no Cônego, o espaço atende a vontade de oferecer experiências gastronômicas com apresentações de samba. As obras de adaptação estão a todo vapor e a inauguração está prevista para o final de outubro.

 

Salve o samba friburguense

Também será mais uma opção de roda de samba na cidade. Além das agremiações carnavalescas, Nova Friburgo tem se notabilizado por apresentações consagradas como a Segunda Sem Lei, no Bar do Vovô (Lumiar); as Filhas de Bamba, no Cantinho do Papagaio (Córrego Dantas); Os Amigos do Pinguim, no Espaço Arp, entre outras. O novo empreendimento promete samba todos os domingos, como espaço democrático regado a chope e comida brasileira. 


Internacional

Interessante destacar também a territorialidade da vizinhança. Além do futuro pedaço dedicado ao Rio de Janeiro, no espaço do futuro Tijuca Bar tem um tradicional e respeitado restaurante de comida japonesa e ainda um beer garden suíço. Ou seja, Rio, Japão e Suíça em um só lugar. Lembrando que ali ainda há uma boate, completando o conglomerado de atrações. 

 

Carnaval 2024

As disputas de samba nas quadras das agremiações friburguenses ficarão a todo vapor. Neste ano, as quatro escolas resolveram fazer disputas e o calendário está concorrido. A Vilage já definiu a parada e o samba já está em processo de gravação com os intérpretes da atual tetracampeã. 

 

Alunão

O Alunão, que não fez disputa no ano passado, terá três etapas para a escolha e premiação a vencedor de R$ 1,5 mil. No dia 15 de outubro acontecerá a apresentação dos sambas. Uma eliminatória no fim de semana seguinte e a final no dia 28.


 

Saudade

A Unidos da Saudade recebe hoje, 14, as inscrições dos concorrentes. Estima-se um recorde de sete sambas na disputa para o enredo “Traição ou Trapaça? Quem é rei Nunca Perde a Majestade”. A disputa começa já neste domingo, 17, com as apresentações das obras. A grande final está marcada para o dia 7 de outubro.


 

Imperatriz

A Imperatriz de Olaria já entrou na fase das eliminatórias das cinco obras inscritas. Mais uma se despede da disputa neste domingo, 17. As três sobreviventes seguem para a semifinal no fim de semana seguinte. A final que escolherá o samba que representará o enredo “Um Brinde à Alegria! E Vai Rolar a Festa”, está programada para o dia 1º de outubro.

 

Friburguense

A apenas dois adversários de retornar a uma competição nacional, Copa do Brasil ou Brasileiro da Série D, o Friburguense encara hoje, 14, às 14h45, fora de casa, o América, pelas quartas de final da Copa Rio. Com sete jogos de invencibilidade, o Tricolor da Serra vive sua melhor fase, após amargar o inédito rebaixamento para a terceirona do Estadual.  


Sonhos próximos

Disputando, paralelamente, a terceirona, o Friburguense pode terminar a temporada com o pior primeiro semestre da sua história, mas também com um dos melhores segundos semestres, caso conquiste o retorno à segundona e uma vaga em uma competição nacional pela Copa Rio. Mas é um jogo de cada vez.


Terceirona e Copa Rio

Mas a maratona segue. Após o confronto com o América, o Friburguense volta a jogar pela terceirona, já neste domingo, 17, às 14h45, diante do Goytacaz. Será o primeiro jogo sob seus domínios, na competição. O jogo de volta pela Copa Rio, contra o América, será na quarta que vem, dia 20, em Nova Friburgo. Ou seja, pouco espaço para treinos, jogo após jogo. Caso o Frizão avance às semifinais da Copa Rio, o adversário sai do vencedor de Olaria e Nova Iguaçu.


A mídia falada chega a Nova Friburgo

O colega colunista de A VOZ DA SERRA, Max Wolosker, lança no próximo mês, livro de sua autoria, pela editora In Media Res. Objeto de sua dissertação do curso de Comunicação Social, a obra trata da história da fundação da Rádio Friburgo, sob o título: “A mídia falada chega a Nova Friburgo”. O lançamento está previsto para o dia 25 de outubro.             

  

Palavreando

“Minha pele tem arco-íris tatuado e dele faço todas as cores, ao ponto de não me importar nomear as cores, os sentimentos, os bocejos ou taquicardias. Vivo conexões comigo mesmo”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.