Nova Friburgo fora

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

O Concurso Público Nacional, apelidado de Enem dos Concursos, teve a inclusão de mais cidades em que as provas serão realizadas. Porém, Nova Friburgo segue de fora. Aliás, a Região Serrana continua não tendo nenhum município que será polo para aplicação das provas. Assim, os candidatos locais ao cadastro nacional de contratação pública terão que se deslocar, sendo a capital, Rio de Janeiro, o local mais viável. 


Mais seis no RJ

Das quatro cidades antes anunciadas (Cabo Frio, Campos, Rio de Janeiro e Volta Redonda), mais seis foram incluídas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. Todas, portanto, da Região Metropolitana. 


Datas previstas

Pelo menos 21 órgãos aderiram ao concurso unificado do Governo Federal. O edital está previsto para 10 de janeiro, com inscrições a partir do dia 19 do mesmo mês. As provas deverão ser aplicadas no dia 5 de maio. As vagas previstas são, majoritariamente, para o nível superior. Pouco mais de 10% das 6.640 vagas previstas são de nível médio. Os salários iniciais podem chegar a R$ 23 mil. 


 

Tecnologia 4G

Dados da Anatel mostram Nova Friburgo como o 15º município fluminense na relação entre o número de acessos de telefonia móvel com tecnologia 4G e o número de acessos de telefonia móvel: 92,65%. O levantamento considera apenas os municípios com mais de 80 mil habitantes, portanto, apenas 32 dos 92 municípios fluminenses.    


Rio das Ostras em 1º

Na comparação nacional, Nova Friburgo aparece na 116ª posição entre os 410 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes. A melhor cidade brasileira na tecnologia 4G é Navegantes-SC com 96,39%. A melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro é Rio das Ostras com 94,81%. Na sequência aparecem Maricá (94,43), Angra dos Reis (94,26), Seropédica (93,89) e Resende (93,80).

 

5G em todo RJ

Ainda na relação estadual, aparecem à frente de Nova Friburgo os municípios de Itaguaí, Macaé, Queimados, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Mesquita, Araruama, Nilópolis e Magé. O levantamento ainda não leva em consideração a tecnologia 5G, que já está autorizada para todos os 92 municípios fluminenses, desde setembro passado. Nova Friburgo foi uma das primeiras a contar com a tecnologia.

 


Bruna Bento

A friburguense Bruna Bento, avançou mais uma etapa no reality show The Voice, da Rede Globo. Após encantar nas escutas às cegas, fazendo parte do time de Carlinhos Brow, ela venceu a primeira batalha na edição que foi ao ar na terça-feira, 19, ao cantar “O Canto da Cidade” de Daniela Mercury. Na batalha, ela teve como oponente, Joara Mainente. Bruna foi escolhida pelo técnico para seguir na competição. 


Próximas fases

Antes dos shows ao vivo, que incluem semifinal e final, ainda há a batalha dos técnicos, onde os competidores de um time enfrentam o do outro. Posteriormente, ainda há o remix, onde os que avançaram se enfrentam e a decisão de quem prossegue no programa é tomada pelos técnicos por meio do botão vermelho. Cada técnico tem três vagas disponíveis em sua equipe. Duas dessas vagas são preenchidas ao pressionar o botão vermelho ao término de cada apresentação. A terceira vaga é preenchida após todas as apresentações, através de uma repescagem envolvendo os não aprovados.      

    

 

Carnaval 2024

Os blocos de rua cresceram no estado nos últimos anos, tanto em número e em quantidade de participantes. Nova Friburgo embarca no embalo do mesmo crescimento já registrado no Rio de Janeiro e que contagiou outras capitais. E para abarcar esse fenômeno, unir todos no interesse de organização e até financiamento é que as dezenas de blocos podem contar com a Liga Independente de Blocos de Embalo e Rua, a Liber.   


Blocos de rua

Fundada neste ano, a Liber já conta com 23 blocos e realizou a última reunião do ano com estratégias e objetivos definidos para o Carnaval 2024. O próximo encontro será já nos primeiros dias de janeiro. Lembrando que, como o carnaval neste ano é na primeira quinzena de fevereiro, o tempo de organização e mobilização dos blocos será ligeiramente menor.  


 

Peru em baixa

O levantamento "Ceia de Natal", realizado pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil, em parceria com a plataforma Receitas Nestlé, analisou o comportamento alimentar dos brasileiros na ceia natalina e suas preferências. E para surpresa geral, o peru não liderou a lista, ficando apenas em 4º lugar, atrás até do polêmico arroz com passas. 

 

Salada de maionese campeã

Quando perguntados sobre quais pratos salgados não podem faltar na ceia de Natal de 2023, os entrevistados escolheram a partir de uma lista estabelecida e podiam citar mais de um. A salada de maionese foi a vencedora com 57%, seguida do salpicão, com 54%. O arroz incrementado (com legumes e uva passa, por exemplo) teve 53%. Peru e a ave temperada chester empataram na 4º posição, ambos com 52%. A farofa incrementada (com frutas e bacon, por exemplo) aparece em 6º com 51%


Panetone

Já entre as sobremesas o panetone e o pudim lideraram com 63%. O pavê apareceu na sequência com 55%, frutas e mousse, com 52%, chocotone, com 50% e bolo, com 43%. Sobre a preparação da ceia, 93% fazem o assado (seja carne, leitão, peru, chester, tender ou pernil) em casa; e 91% preparam a sobremesa (pudim, mousse, patê, manjar, entre outros) também em casa. A pesquisa ouviu 500 pessoas de todas as regiões do país, sendo 52% mulheres e 48% homens; 57% dos entrevistados moram com companheiro ou companheira e 48% com filhos.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.