Mercado friburguense

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quinta-feira, 09 de novembro de 2023

O mês de novembro começou movimentado para o mercado friburguense. E não foi com a abertura de novos hortifrutis e drogarias que - diga-se de passagem -  tomaram a Avenida Alberto Braune. Melhor do que lojas fechadas, é claro. Pelo menos três grandes empreendimentos foram ou serão abertos em espaços icônicos do cotidiano local.  

 

Banco

Na Alberto Braune, o espaço, que abrigou por muito anos o Itaú, deu lugar a outra instituição financeira. Foi inaugurado na semana passada a unidade da cooperativa bancária Sicred. O espaço, que tem arquitetura europeia, ganhou as cores da nova bandeira e foi ornamentado com um visual que contempla a natureza. Lembrando que outra agência do Itaú que foi fechada, próxima à rodoviária, virou igreja. 

 

Antigo ABC

Com quase dois meses além do previsto, o antigo ABC, que também já foi Barateiro, Compre Bem e Extra, vai virar Supermarket. A rede prevê reabrir as portas do imenso imóvel, já sob nova marca, ainda nesta primeira quinzena de novembro. O dia exato não foi definido até o fechamento desta coluna, por conta de possíveis atrasos na entrega de fornecedores. Funcionários já estão de prontidão para a abertura que pode ocorrer a qualquer momento.  

 

Novo hiper

Com modificações profundas, especialmente nas entradas, agora com apenas uma grande porta metálica. As cores, predominante preto, seguem o padrão da rede que tem outra unidade em Nova Friburgo, localizada em Mury. A parte interna também muda bastante o padrão com relação ao empreendimento anterior. O estacionamento no 2º andar seguirá servindo ao hipermercado. A inauguração promete grandes promoções e pode ser anunciada de um dia para o outro.   

 

Quintal

Já na ponte da Rua Sete de Setembro, também no Centro, o antigo Maurição passou a abrigar casas noturnas. Primeiro foi o saudoso Casarão de Minas, depois o Barbatana. Na última quarta, 1º, foi inaugurado o Nosso Quintal. Com estilo beer garden, promessa de boa comida e música, especialmente, samba. A qualidade gastronômica vem da marca consolidada do tradicional Cesar´s Bar, que assumiu o espaço.

 

Tijuca

Neste ano ainda há a previsão de pelo menos mais uma grande inauguração. O Tijuca Bar, onde era a Emporium, no final da Via-Expressa. Os últimos detalhes estão sendo finalizados e a abertura da casa com o jeitinho carioca do grupo Scavarda´s deve abrir ainda neste mês. A promessa é de muitos petiscos, feijoada e roda de samba. Outra inauguração aguardada é a da academia SmartFit, no Espaço Arp. Ainda sem previsão, possivelmente ficando para o início de 2024.

 

Vinhos da Serra

Nova Friburgo tem vinícola e a iniciativa está presente também em Petrópolis. O empreendedorismo considerado inusitado por muitos - produzir vinho no Estado do Rio de Janeiro - conta agora com a ViniSerra. Trata-se de uma associação que reúne os vitivinicultores dos municípios da região com o objetivo de fortalecer a indústria de vinhos, promovendo a qualidade, a inovação e a autenticidade de seus produtos - impulsionando ainda mais a reputação da região como produtora de vinhos de alta qualidade.

 

Estudos

Está inserido na iniciativa, o projeto "Desenvolvimento e novas territorialidades: a construção da indicação geográfica dos Vinhos de Inverno da Serra Fluminense". O projeto da Faperj busca destacar e proteger a qualidade excepcional, a inovação e a história por trás dos vinhos únicos da serra fluminense. 

 

Indicação geográfica

O casamento com o projeto acadêmico é perfeito com o objetivo principal da associação: unir os vitivinicultores da serra em uma organização coesa e colaborativa, que tem como foco o compromisso pela obtenção de Indicação Geográfica (IG) para os vinhos da serra fluminense, destacando a autenticidade e unicidade dos produtos da região. Produtores de vinho, em grande ou menor escala podem ter outras informações através do e-mail associar@viniserra.com.br e solicitar também o formulário de associação para preenchimento.

 

Viralizou

Está percorrendo o Brasil a fora, em várias páginas de memes e de jornalismo das redes sociais, uma passagem para o intervalo do RJTV 2ª edição, da InterTV, afiliada da Rede Globo na Região Serrana, da última terça-feira, 7. Enquanto o apresentador chamava o intervalo comercial, como é tradição, a câmera parada, mostrava cena do cotidiano friburguense. O que era para ser apenas uma paisagem tranquila de Nova Friburgo, ao vivo, acabou flagrando uma briga com luta corporal entre dois homens. 

Jornal, ao vivo, tem dessas coisas

Logo um grupo se aproxima, faz roda em volta da briga e, aparentemente, não tenta apartar os indivíduos. O apresentador, Vinicius Ferreira, parece não perceber o flagrante e segue normalmente a chamada. A situação inusitada está percorrendo o mundo da internet. Não temos informação sobre o desfecho da história. Espera-se que tenha terminado em paz.  

 

Nada incomum

O que não é incomum, é a situação no local. Taxistas, que atuam nas proximidades, relatam que é comum brigas na Praça Dermeval Barbosa Moreira, entre outras situações diversas que causam, no mínimo, espanto. Há solicitações para maior policiamento ou mesmo a presença mais efetiva da Guarda Municipal, por ali. 

 

Situações diversas

O que geralmente pode ser visto, é uma viatura da Guarda Municipal na esquina da praça, quase em frente à Rua Farinha Filho, mas somente em determinadas horas do dia. Segundo os taxistas, durante a madrugada é quando acontecem situações mais adversas. Um dos motoristas, que prefere não se identificar, resume com a frase: “Não viram nada do que é esse Centro de Turismo, à noite”.

 

Centro de Turismo

Aliás, um questionamento cada vez mais presente: “para que serve aquele Centro de Turismo e naquele local?” De fato, quase não passam turistas ali. Um elefante branco que serviu em outro tempos. A Praça do Suspiro seria um local muito mais apropriado para um equipamento como aquele. Há quem defenda a manutenção do espaço, pois serve como apoio para os eventos que ocorrem na Praça Dermeval. Mais adequado não seria ter então estruturas móveis?  

 

Novas viaturas

A Polícia Militar está ganhando reforço nas viaturas. Com investimento de R$ 47,2 milhões, foram adquiridos 218 novos carros. Eles serão distribuídos pelo Estado e Nova Friburgo deve receber algumas desses veículos. No ano passado, foram entregues 513 viaturas. Em 2023, portanto, menos do que a metade com relação a 2022. 

Viatura elétrica

Foi concluído também um teste com um veículo elétrico. O carro híbrido do modelo Song Plus DM-I é da chinesa BYD, líder mundial em vendas de carros elétricos. O resultado da avaliação, no entanto, ainda não foi divulgado. 

 

Transição socioambietal 

Por ser híbrido, tem dois motores: um movido a eletricidade, e outro a combustão. Juntos, garantem a potência de 235 cavalos e permitem que o carro vá de zero a 100km em oito segundos, além de 1.000 quilômetros de autonomia, com as duas baterias. O valor de mercado é de R$ 269.990. O Governo do Estado do Rio segue os estudos para transição de frota, mais econômica e com o compromisso ambiental de diminuição de emissão carbono.      


 

Carnaval 2024

Neste sábado, 11, a Imperatriz de Olaria apresenta os protótipos de suas fantasias para os desfiles do Carnaval 2024. Com o tema festa do enredo, a festa está garantida com a apresentação dos segmentos da vermelho e branco e ainda o Pagodão do Gabriel. O evento começa às 21h, na quadra da agremiação. 


Ensaios a todo vapor

A praticamente três meses do carnaval, as escolas de samba friburguenses estão acelerando o ritmo. Passaram a ser semanais os ensaios das baterias e das comissões de frente. Também se intensificaram os treinamentos dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, assim como das alas coreografadas. Nos barracões, a solda já está comendo solta na confecção das alegorias, tudo para colocar os desfiles na avenida sem sustos.      


Palavreando      

“Pouco a pouco, quase que, sorrateiramente, destrói-se a identidade de um povo múltiplo. Atacam-se as instituições que nos trouxeram até 2023. Fazendo música ou cuidando de idosos. Biografando nossa história ou atendendo crianças especiais. Quando a identidade de uma cidade é aniquilada, quando se persegue instituições, se mata o sentimento de pertencimento, e, ao não havê-lo, a cidade perde o sentido de ser cidade”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.