Abaixo da média

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 04 de março de 2022

Abaixo da média
Estimativa, indica que Nova Friburgo foi a décima cidade mais procurada no Estado do Rio de Janeiro pelos turistas durante o feriado de carnaval. Segundo dados da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Nova Friburgo registrou média de ocupação de 68,6%, bem abaixo da campeã, Arraial do Cabo, que registrou ocupação média de 95%. Nova Friburgo também ficou abaixo da média do Estado que foi de 78,48%.

Cidades praianas em vantagem
Na Região Serrana, o melhor resultado do feriado para a rede de hotéis e pousadas foi Teresópolis, com média de 69,4%. Atrás de Arraial do Cabo, se destacaram ainda as cidades praianas de Paraty, Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Macaé e Rio das Ostras, todas com ocupação acima de 80%. Os dados não levam em conta os números da capital. A cidade do Rio de Janeiro foi o destino mais procurado do Brasil, mesmo não tendo carnaval oficial.     

Próximo de mil
Com 917 mortes por Covid confirmadas desde o início da pandemia, Nova Friburgo continua com testagem positiva de Covid na casa de 50%, ou seja, pouco mais da metade dos testes realizados tem dado positivo. Ainda não se pode dizer se as festas de carnaval elevarão ou não esses números. Especialistas acreditam que os próximos 15 dias darão a noção se a pandemia arrefeceu mesmo, já que o feriadão representou um verdadeiro teste para as aglomerações.  

Vacinação infantil em baixa
De acordo com a prefeitura, Nova Friburgo já vacinou 96,49% da população com 12 anos ou mais com duas doses ou aplicação única. A vacinação infantil, no entanto, permanece baixa. Apenas 32,13% da população estimada. Mesmo com o baixo número, as autoridades não fazem qualquer tipo de campanha para motivar a vacinação e contam com a imprensa para fazer esse papel. Lamentável.

Fim das máscaras
Como A VOZ DA SERRA noticia na página 3 desta edição, o Governo do Estado resolveu flexibilizar o uso de máscaras em locais fechados. A decisão já valia para espaços abertos. No entanto, cabe a cada prefeitura essa decisão. Nova Friburgo foi uma das últimas a adotar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Ocorrerá o mesmo quanto à sua liberação?

Mudanças em breve
A cidade também jamais adotou a política de obrigatoriedade de comprovante da vacina, diferentemente da maioria das cidades fluminenses. No município do Rio de Janeiro, o Comitê Científico é quem orienta as decisões da prefeitura, com base em dados e estatísticas. O indicativo é que ainda neste mês deve cair a obrigatoriedade de usar máscara em locais fechados e desobrigar o passaporte de vacina.

Pós carnaval
Por causa das aglomerações que ocorreram no feriado, os dados vão continuar em análise. No entanto, não apresentando crescimento por conta da alta cobertura vacinal, a cidade do Rio acredita que será possível flexibilizar as medidas mesmo após as festas. As decisões da capital, como já dito, são tomadas por análises científicas, são importantes pois podem nortear as decisões de outros municípios. Vamos aguardar o tempo da gestão friburguense para ver as decisões que serão tomadas acerca do tema.

Vendas em queda
Por falar em máscaras, as vendas despencaram e muitas empresas já cessaram a produção do material de proteção. Diga-se de passagem, a produção de máscaras ajudou muitas confecções friburguenses a sobreviver. Com as medidas de flexibilização, de fato, é arriscado manter a produção. Também pode se levar em conta que os brasileiros de maneira geral já têm coleção de máscaras.

Moda íntima
Já no segundo semestre do ano passado, voltou- se a priorizar a produção normal de peças de moda íntima. Segundo confeccionistas, até novembro do ano passado as vendas de produtos de moda íntima estavam em alta, com vendas excelentes. Porém, o ano de 2022 não começou dos melhores para o setor. Contam que houve uma forte queda nas vendas, mas é mantido o otimismo de que em abril, as vendas voltem a melhorar.

Capital da Moda Íntima
Apesar da queda nas vendas em comparação ao ano passado, o segmento da moda íntima feminina segue como um dos que mais cresce no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O setor movimenta mais de R$ 3,6 bilhões por ano em todo Brasil. Nova Friburgo continua como o maior produtor do país, ainda que Fortaleza-CE e Juruaia-MG invistam pesado em marketing para tentar “roubar” o título friburguense de Capital da Moda Íntima.

De volta
Após dois anos sem sessões presenciais devido à pandemia, o cineclube Lumière, voltou a exibir filmes com a presença de público, nesta semana. As exibições serão realizadas na sede da banda Euterpe Lumiarense e no Espaço Ecoarte, em São Pedro da Serra, sempre às 19h. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão seguidos para que as sessões sejam seguras.

Sessão de cinema
Os participantes deverão apresentar comprovante de vacinação e utilizar a máscara de proteção durante a permanência no local. O Lumière tem quase seis anos de existência. Após as sessões são feitas rodas de bate-papo. Neste mês de março, a programação será dedicada ao ciclo de filmes "Grandes Diretores", com uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos.

Palavreando
“Se tivéssemos olhado para dentro. Dentro de nós e na soma de todos nós. Esquecemos de perceber que Deus está em nós, por nós, entre nós, somos nós na tarefa de desatar os nós”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

O sol finalmente firmou em Nova Friburgo. Segundo o Climatempo, no entanto, há a previsão de céu nublado nesta sexta-feira, 4, com 80% de probabilidade de chuva. O sol só deve voltar a pino na segunda-feira, 7. A conferir.

 

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.