Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Tempo de faxina
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
Buscando ideias para escrever a coluna desta semana, pensei numa amiga, Patrícia Mellodi, cantora e compositora, que compôs uma deliciosa música, Faxina Geral. Considero a letra uma poesia sobre o tempo de passagem, em que fechamos um capítulo da nossa história e recomeçamos outro.
O início do ano é tempo de ajeitar os copos na cristaleira, dar um jeito nas gavetas e arrumar o baú de guardados. É tempo de varrer a casa, de tirar as teias de aranha e limpar a sujeira debaixo do tapete. Janeiro é o mês em que se coloca a vida em dia para começar o ano, um novo tempo, que tem ares carregados de esperanças.
Principalmente neste ano de 2021, depois de tudo o que vivemos no ano passado, precisamos abrir um novo diário. Aí, meu amigo, é bom tirar as cracas que ficaram encruadas em nós para fazermos a roda da vida girar.
Toda vez que escuto a música da Patrícia, sinto vontade de me virar pelo avesso. Sua música me é um estímulo para ir além e superar dificuldades, que, comumente, são as grandes e as pequenas pedras que me machucam os pés. Como dou tropeços e topadas!
Deixo, então, aqui, a letra de Faxina Geral para motivar a todos a pegarem as flanelas e engraxarem os sapatos.
FAXINA GERAL
Vou fazer uma faxina
Botar a casa em ordem
Dar uma geral
No meu coração
Vou dar um fim na poeira
Lavar com mangueira
A recordação
Descongelo a geladeira
Dou tudo o que é teu
Mudo a roupa de cama
Troco a cor das paredes
Eu armo uma rede
Acendo um incenso
Incendeio o colchão
Abro todas as janelas
Acendo uma vela
Faço uma oração
Pra Santo Antônio
E num baby-doll de cetim
Pronta pra só dizer sim
Com a casa da alma lavada
Escancaro o portão
Que é pra ver se vem
Um novo amor
Que é pra ver se sou
Feliz outra vez
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário