Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Perfumes do tempo
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
A vida é feita de momentos, são pedaços de tempo que vão compondo nossa história, e a memória os vai guardando, como se os depositasse em gavetas cheias de caixinhas. Depois que os vivemos, parece que são realçados quando os assentamos nas lembranças. Repentinamente, eles surgem e ressurgem, trazendo perfume e flores para o dia. Na semana passada, senti o cheiro de rosas e vou trazê-las aqui.
A literatura une as pessoas, untando momentos e recordações, fazendo-os deslizar com suavidade pelos pensamentos e relacionamentos. Cria identidades e laços afetivos porque a criatividade encanta, as histórias envolvem e a realidade abordada pela literatura atrai.
Tenho uma amiga, Glória, que me ligou há uns vinte anos, dizendo que haveria um concurso de histórias infantis e que eu deveria participar. Sempre gostei de escrever, e ela sabia disso. Fiz a inscrição no concurso, comecei a escrever três contos e enviei. Meus textos não foram selecionados, mas descobri o prazer de imaginar aventuras e transformá-las em histórias. E, desde então, não parei mais. Dois destes contos já foram publicados: Um Cão Cheio de Ideias e Aventureiros da Serra.
Glória sempre esteve presente na minha empreitada literária, participando dos eventos e conversando a respeito do meu aprendizado e experiência como escritora, o que embelezou mais ainda nossa amizade.
Depois que o mundo foi invadido pelo Corona Vírus, ela de novo me informou a respeito de um concurso, Tempo Partido, que consistia na elaboração de uma carta em que o participante relatasse a qualquer pessoa como estaria vivenciando esta época pandêmica. Os textos selecionados comporiam uma coletânea, que seria publicada. Não produzi um texto. Entretanto, ela participou e foi selecionada. Tão logo soube do resultado, enviou-me uma mensagem, contando a novidade com a carta anexada, que fora dedicada a um sobrinho, escrita com suavidade e objetividade.
Sua mensagem abriu minha gaveta de lembranças, o que me fez viajar pelo tempo passado, desde a primeira vez que havia me ligado para falar de um concurso. Como num filme, revi como fui me fazendo escritora. Há dias que sou expectadora de mim, o que me está me dando ideias para passos futuros.
Aí, senti com clareza como a amizade desvela possibilidades e fertiliza canteiros. Bem como tive a certeza de que a magia da literatura existe.
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário