Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
O Projeto Áudio Literário alça voo
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
O Projeto Áudio Literário nasceu, nestes tempos de pandemia, da criatividade e do empenho de Márcia Lobosco, coordenadora do Clube Vivências, que acontece nas terças-feiras na Academia Friburguense de Letras e na livraria Sabor de Leitura, às quartas-feiras. Os participantes do Clube leem poesias, crônicas, contos e até fabulas de escolha pessoal e são enviados diariamente, cada dia um texto, para os grupos do Clube do WhatsApp.
As pessoas que frequentam estes grupos literários, do qual faço parte às terças-feiras, além de buscarem o prazer literário e o encontro com amigos, querem se tornar pessoas melhores, repensar valores e avaliar modos de conceber a vida. A partir destas premissas, durante este período de recolhimento, inclusive porque grande parte dos participantes tem idade superior a sessenta anos, Márcia se sentiu instigada a manter ativo o perfume literário e a compartilhá-lo com todas as participantes.
Os áudios chegam pontualmente às 10h, e nós temos de identificar a voz do leitor do texto, além de apresentar e trocar ideias que emergem durante o momento de escuta. O Projeto cativa e preenche os vazios que cada uma de nós sente durante o tempo de pandemia. Os áudios se tornaram, diariamente, um toque sensível de alegria, enternecimento e reflexão.
Uma amiga nossa e participante do Clube, Miriam Ribeiro, voluntária do Projeto Viva e Deixe Viver, que tem a finalidade de contar histórias a crianças em hospitais, levou o Áudio Literário a ser compartilhado no Hospital Federal da Lagoa, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Funcionários, pacientes e acompanhantes logo aderiram e passaram a escutá-los. A notícia foi recebida com grande emoção por nós, os leitores, principalmente por saber que pessoas que estão doentes, seus acompanhantes e funcionários teriam acesso à poesia, aos contos e às crônicas, bem como teriam a oportunidade de conhecer textos de autores sensíveis à vida, como Fernando Pessoa, Clarice Linspector, Rubem Braga, dentre outros. Mais do que um acalento aos que sofrem e realizam trabalhos em ambiente hospitalar, os áudios estimulam os pacientes a continuarem sua luta pela vida, bem como os acompanhantes e funcionários a empregarem seus esforços no amparo aos doentes. A seguir, um médico do Hospital de Oncologia do Rio de Janeiro solicitou que os áudios fossem ouvidos pelos respectivos pacientes nos momentos em que recebessem a medicação, como meio de amenizar o mal-estar.
Mais uma vez, vejo que a literatura está tão próxima de nós, de cada pessoa em sua experiência existencial, sem discriminar. É uma notável guardiã e difusora de ideias, capaz de tornar o leitor hospedeiro dos textos, que o abraça e mostra novos horizontes. Com um quê de solidariedade, mostra que escritores e leitores são membros de uma mesma comunidade. A comunidade humana do Planeta Terra.
Os que escrevem e os que leem para outros emitem amor à vida. Aquele que ouve demonstra humildade. E o texto pode ser comparado à aurora boreal que ilumina e aponta caminhos.
Nós, que vivemos de alguma forma a literatura, não podemos nos fechar em bolhas literárias. É preciso dar asas às ideias e aos feitos, fazê-los voar mundo afora. A literatura tem magnitude. É imensa. Tem beleza.
Que os Áudios Literários adentrem os espaços, que se façam presentes e alcancem a alma das pessoas.
Tereza Cristina Malcher Campitelli
Momentos Literários
Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário