A elegância literária existe pela incompletude da obra

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Vou dar continuidade ao tema anterior em que abordei a elegância literária com as palavras de Freud. “No sentido moderado em que é admitida como possível, a felicidade constitui um problema da economia libidinal do indivíduo. Não há, aqui, um conselho válido para todos; cada um tem que descobrir a sua maneira particular de ser feliz.”

Freud se utiliza da palavra indivíduo para se referir a nós. A qualquer um de nós, para ser mais exata. E não somos mais do que isso. E, por isso mesmo, o cuidado com a energia que ilumina a busca pela felicidade, que é a causa do fazer inebriante do indivíduo em todos os momentos dos seus dias, precisa ser utilizada com esmero. Com amor, para melhor dizer.  A caracterização do ser humano, enquanto ser possuidor de identidade própria, nos amplia a percepção da experiência pessoal pelos meandros das circunstâncias quotidianas em busca do que é perfumado, belo e prazeroso. Como a sensação de felicidade é tão etérea, como abstrata e particular, as realizações se tornam múltiplas, e a criatividade é uma estratégia inteligente para a conquista de bens maiores. Com a força imperiosa do desejo, a rapidez do fazer pode colocar em risco a grandiosidade das construções humanas, tornando a elegância não mais do que um sonho impossível.

O apressado não se delicia com a arte. Se descuidado ao fazê-la, não pretende oferecê-la ao outro para que este, ao vê-la, encontre momentos enriquecidos pela sensação de felicidade e de completude. A arte tem a capacidade de proporcionar satisfação, além de tocar o mundo para enriquecê-lo, quiçá modificá-lo. E aí está a elegância literária, que se faz presente em cada palavra. A palavra possui força sensorial através da sua sonoridade peculiar. Além do mais, as palavras ficam nos indivíduos. Em suas almas. Em seus pensamentos. Possuem força de expressão e interferência. É tão forte o seu poder, que é capaz de contribuir para a construção do processo de identidade individual. Social inclusive. Cada palavra tem utilidade ou utilidades individuais e culturais. Não há civilização que não seja verbalizada.

A pessoa elegante tem uma palavra que a caracteriza, da mesma forma a arte. Com que palavra se caracteriza um livro? Uma crônica, um conto? As obras literárias são individualmente caracterizadas e são determinadas pelas palavras que constroem as ideias que as compõem. As obras literárias de valor possuem estética, na medida em que esclarecem a obscuridade dos fatos da vida, que pode ser explicada pela incompletude essencial dos seres. Sempre falta algo. Este vazio tem elegância, na medida em que é um hiato, uma falta que oferece múltiplas possibilidades. A perfeição é incrédula porque nada mais pode completá-la. Por sorte nossa, nada é pronto; tudo é inacabado. 

Ah, não se faz uma obra literária de um dia para noite. As palavras maltratadas colaboram para a pobreza do texto. Entretanto toda palavra possui riqueza de significados, e seu emprego abre caminhos diversos para a composição textual. Eu me arrisco afirmar que a palavra é como a conjunção adversativa, uma vez que possui força maior e só deve ser empregada na medida em que seja indispensável. Além do mais é carregada de condições.  

A elegância literária vai se exibindo sutilmente aos olhos do leitor que vai interpretando o texto a cada palavra lida e refletida. Nunca o escritor vai lapidar um texto até chegar a sua perfeição, nem tão pouco, o leitor vai ter diante dos olhos o mais primoroso texto. 

 

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.