Criação de textos literários

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Um dos temas que mais gosto de abordar é o processo criativo de produção textual. Refletindo sobre esse delicado e desafiante trabalho, percebi que é iniciado com a passagem da dimensão real para a literária, que é abstrata por essência. O escritor é um vivente sensível, um ser de experiências, como todos, que guarda em seu íntimo inconformidades, desejos e necessidades em ir além para transformar o status quo. Assim, contextualizado na realidade, toma a decisão de elaborar um texto para aliviar suas inquietações, através do qual vai se manifestar linguisticamente. Nessa construção, ele reúne conhecimentos, experiências culturais e história de vida, bem como vai precisar respeitar as características do estilo literário que escolheu para abordá-lo.

É uma passagem complexa porque o autor vai ter que comunicar de modo fidedigno, através da expressão escrita, seus sentimentos, pensamentos e opiniões. Como também, no caso de pesquisas científicas, seja no campo das exatas, biológicas ou humanas, irá elaborar demonstrações, narrativas ou descrições objetivas e imparciais.

Como a vida é ampla, oferece aos autores fartura de assuntos. A literatura, enquanto arte da palavra, tem ao seu dispor riqueza de conteúdo e de abordagens. Por razões subjetivas, o escritor escolhe um ponto de vista e um modo literário para se expressar.

O fazer literário é um processo criativo por excelência. Segundo Freud, todos nós, adultos, temos tendência a fazer poesia porque desejamos, imaginamos e, quando crianças, brincávamos. Fazíamos de conta. Porém só se tornam poetas, de fato, aqueles que não perdem na vida adulta o hábito de elaborar realidades psíquicas tais quais faziam quando crianças, quando lidavam com os momentos lúdicos com veracidade, atribuindo importância relevante ao que faziam.

Na criatividade, os processos são inteligentes na medida em que a cognição interage com a imaginação. A cognição permite que a pessoa processe informações através da percepção, decorrente de estímulos captados pelos sentidos, que se constituem em conhecimentos adquiridos na experiência e assimilados de modo subjetivo. Refletindo, integramos as informações, o que nos possibilita interpretar o mundo. Opinar. Interagir e transformar.

Já o imaginário é constituído por elementos resultantes da fantasia, de devaneios e divagações, que não possuem existência real. São idealizações. São sonhos. A criação imaginária é uma reação às situações restritivas, através da produção de imagens e pensamentos.

Se o criativo não considera a realidade concreta e apenas se utiliza do conteúdo imaginativo para refletir, tende a tornar-se alucinatório. Se, ao contrário, apenas considera a realidade concreta, as elaborações mentais podem se tornar inexpressivas, repetitivas.

Os processos mentais criativos têm inteligência dinâmica, sensível, adaptativa, maleável, fluida. Contêm a noção de passagem uma vez que possuem a intenção de transformar o que existe, de ampliar os limites cerceadores. De modificar. De gerar e parir o novo.

O fazer textual é individual e momentâneo. Inclusive o relatório de uma pesquisa científica, se escrito por dois pesquisadores distintos, terá formas diversas. E, se pelo mesmo pesquisador, for elaborada em momentos distintos, será elaborado de modos diferentes.

A produção de um texto exige do escritor a reunião de vários elementos: tempo verbal, linguagem, aplicação da língua, apresentação de ideias afins e contraditórias, desenvolvimento de um tema, construção de personagens e de narrador, fatos, história, intenções, ideologias, ambientação, dentre outros. Além de elementos básicos como objetivos, estratégias, continuidade e contiguidade.

Um texto de qualidade é elaborado com os cuidados de uma bordadeira que integra linhas de diversas cores e espessuras. Tem abrangência de ideias, emprego de uma linguagem adequada ao público-alvo e riqueza de conteúdo artisticamente entrelaçados. Inclusive os textos técnicos e ensaios.

O escritor, depois de ultrapassar todos os portais, inclusive por inúmeras revisões, considera o texto pronto. Aí, chega ao campo das libélulas, das flores coloridas. Ao bosque das surpresas e dos assombros. Da eternidade.  

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Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

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