Verba de representação do presidente do Legislativo é ilegal

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 29 de maio de 2021

Edição de 29 e 30 de maio de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com a supervisão de Henrique Amorim

 

Manchetes:

  • Eis a lei: ''É vedado o pagamento de qualquer vantagem pecuniária em razão do mandato, inclusive ajuda de custo, representação e gratificações.'' Como, portanto, o presidente do nosso Legislativo pode receber ajuda de custo prefixada?    
  • Não deve e não pode: A impunidade da Autarquia Municipal de Água e Esgoto, precisa ter um fim. Esburacar uma cidade como a nossa, que cuida de turismo e de atrair veranistas, é algo acintoso, que precisa ter um fim! Também, deixar que certos locais, notadamente as zonas centrais, fiquem inundadas pelos vazamentos nas tubulações por dias e dias, ultrapassa os limites da tolerância por parte dos encarregados da limpeza dos logradouros públicos. O prefeito Feliciano Costa precisa examinar o assunto e ficará pasmado com o que está ocorrendo.
  • Governador Padilha manda DER intensificar obras do ''Circuito Serra-Mar'': O governador Raymundo Padilha determinou o prosseguimento, em ritmo acelerado, de todas as obras do projeto ''Circuito Serra-Mar'', de importância para o turismo e que começou a ser implantado. Pediu, ao DER, atenção especial para os trechos entre Casimiro de Abreu e Lumiar (RJ-59) e Rio Dourado-Rio das Ostras (RJ-63). Essas rodovias, além da importância turística - integram-se ao ''Circuito Serramar''  e fazem parte da chamada ''Grande Transversal do Estado do Rio de Janeiro'', que vai promover a interligação, via litoral, do Nordeste brasileiro até as cidades de importância do Centro-Sul do país. 
  • Obras em Friburgo: A frente de trabalho da RJ-59, no trecho Mury- Lumiar, já tem 13 dos seus 23 quilômetros implantados. No trecho Casimiro-Lumiar, a RJ-59, atravessa regiões de difícil transposição, com o rio Macaé entrecortado de cachoeiras protegidas por remanescentes de mata virgem, completando um belo cenário no percurso.  
  • Crédito para pequena empresa: O governador Raymundo Padilha telegrafou ao ministro da Fazenda destacando a importância da elasticidade atribuída ao crédito para as pequenas e médias empresas como fator essencial ao desenvolvimento ordenado da economia nacional. No telegrama ao ministro Delfim Neto, o governador fluminense destaca que todas as medidas aprovadas na última reunião do Conselho Monetário Nacional são de grande importância, aplaudindo o ministro pela clarividência das iniciativas tomadas.
  • Centro Industrial de Nova Friburgo: Em boa hora fundado, o Centro Industrial Nova Friburgo tem relevantíssima ação a desenvolver no Parque Industrial local. Com uma diretoria à altura de bem gerir um ''todo'' que vem dando provas de que muito há que ser feito pelos altos interesses dos industriais, a referida agremiação está palmilhando um caminho certo, promovendo reuniões, conferências, intercâmbio com os órgãos.
  • Nesta edição A VOZ DA SERRA registrou mais fotos do desfile cívico que celebrou em 16 de maio de 1971 os 153 anos de Nova Friburgo.   

Pílulas:  

  • Depois do diretor da Fundação Educacional, professor Amaury Muniz, também deixou o cargo, o engenheiro secretário de Urbanismo e Obras da prefeitura. Desajustes proclamados e que geraram suscrecibilidades insanáveis. Segundo a Chefia do Gabinete da prefeitura, a atual administração tem um roteiro do qual não irá se afastar. Aqueles que não se adaptarem com o funcionamento da máquina, não sobrará pra contar como foi.
  • Assumiu  as funções de secretário de Urbanismo e Engenharia da prefeitura, um profissional competente, verdadeiramente conhecedor da máquina, pois em administrações anteriores demonstrou à sociedade o seu valor e capacidade. Além do mais, o dr.Gelso há muito está ligado ao nosso município e ao seu povo, não sendo mais um ‘’ilustre desconhecido’’.
  • O presidente do MDB local, o industrial e ex-deputado Álvaro de Almeida, tem pronto um plano de ação da mais alta indagação, que aguarda apenas, a aprovação da esperada lei sobre o funcionamento dos partidos políticos, valorizando a disciplina e a fidelidade partidárias para então partir no sentido do fortalecimento da legenda da agremiação oposicionista.

Sociais       

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Antonio Valente (31); Zuenir Carlos Ventura, Armando Gardoa e dr. Gilberto Paulo de Souza (1º de junho);  Zélia Maria (2); Maria Alice Cúrio, Sofia Ventura Spinelli, Joel de Lucas Bravo, Gilberto Lucas Bravo e Maria de Lourdes e Pena Lopes (4); João Saldanha (6).              

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.