Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Um Carnaval à altura de Friburgo
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
Edição de 13 e 14 de janeiro de 1973
Pesquisado por Nathalia Rebello (*)
Manchetes
Um Carnaval à altura de Friburgo - É absolutamente necessário que as organizações que fazem o Carnaval em nossa terra - escolas de samba, ranchos e blocos - recebam substanciais ajudas do Poder Público Municipal, para conseguirem apresentações à altura de um município que tem tradições no que se refere a bons e animados carnavais, além é claro dos altos interesses de uma cidade de veraneio com grande pretensões em matéria turística.
Esta é a cadeira… - A VOZ DA SERRA penetrou nos escalões da Arena do Legislativo friburguense, podendo afiançar que, o poder da cúpula da democracia não aprovará o projeto do Executivo que transfere o serviço de água para o Sanerj, órgão ligado ao Governo do Estado do Rio. Vereadores arenistas cumprirão o decidido na reunião da bancada com a executiva do partido.
Posse do prefeito - Ocupando 45 minutos na rádio local o dr. Amâncio Azevedo, eleito prefeito de Friburgo e que tomará posse neste 31 de janeiro de 1973, condenou a ideia de transferir o Serviço de Água e Esgoto para o “Sanerj” e afirmou não acreditar que algum vereador tenha coragem de votar contra os interesses do povo. Amâncio não admitiu o “fechamento de questão" por parte da Arena, sob a alegação de que um partido não pode obrigar os representantes da população a votar contra a sua consciência e contra os impostergável direitos dos munícipes.
Campesina: Mais um ano de glórias - A simpática e querida banda de música Campesina Friburguense completou no passado dia 6, o seu 103º aniversário, com marcantes solenidades e posse de nova diretoria. Deixando a presidência, Luiz Emerick concluiu um mandato que realmente muito dignificou e passou o cargo a Célio Medeiros Lopes que é um antigo e dedicado músico da corporação
Laurilio José da Silva promovido a coronel - O nosso conterrâneo é o mais novo coronel da Polícia Militar do Estado do Rio, em cuja força pública galgou todos os degraus da hierarquia militar. O agora coronel Laurilio já comandou o 5º Batalhão, exerce o magistério como professor da 4ª série ginasial do Colégio da Polícia Militar e é formado em Direito pela Faculdade Fluminense. Possui, entre outras comendas, quatro medalhas militares, conferidas pelo governo do nosso Estado. É casado com a professora do ensino médio Maria José Mussi da Silva. O casal tem quatro filhos, Mônica, Laurilio, Leonardo e Leandro. O coronel Laurilio Jose da Silva, ligado ao osso município por laços realmente indestrutíveis e mantidos com o máximo de afetividade para com todos, é filho de Ludgero José da Silva, várias vezes, presidente da Câmara Municipal, assim como, também, prefeito do vizinho município de Sumidouro.
Pílulas
→ Os nossos sueltos sobre a formação da “staf” da prefeitura que assumirá a partir do dia 23 de janeiro, encucou muita gente e deu muitos comentários nas rodinhas da onda política. Acontece, que jogamos a bola no campo, mesmo sem a presença do árbitro e dos bandeirinhas… Hoje vamos dar outras dicas: ao contrário do que esté sendo esperado, forças muito fortes trabalham contra o dr. Paulo Azevedo, que é, sem qualquer dúvida, um elemento da mais alta valia em toda a conjuntura. Tudo indica, segundo os experts, que o dr. Paulo já está fulminando. Temos dúvidas. o homem pode levar um golpe forte, mas que ele reagirá e ressurgirá das cinzas. Quem viver verá.
→ Para procurador municipal, um nome - excelente, aliás - é apontado como certíssimo: dr. Alberto Madeira, dinâmico, brilhante e respeitado causídico.
→ Na presidência da Câmara, Alencar Pires Barroso, cujo primeiro ato será tornar sem efeito a resolução que instituiu uma mesada para o presidente. A atitude que Alencar vai tomar, parte do princípio de que ele mesmo muito condenou a medida, na época em que a mesma foi aprovada, jugando-a ilegal e amoral, conforme pronunciamentos violentos que constam das atas da Câmara Municipal. Estamos aqui para lucrar, sem reservas, o gesto de Alencar Pires Barroso, que como um dos mais votados do partido, tem direito incontestavel a ser o presidente do Poder Cúpula da Democracia. Íamos esquecendo de dizer, que ficou resolvido que a presidência da Câmara seria exercida em rodízio, assim determinado: Alencar, no primeiro ano, Bento no segundo, Lehrer no terceiro e Menezes no quarto. Celcio Folly, não foi cogitado, porque vai exercer comissão polpuda no Executivo.
E mais…
Escolha de efetivação
Cohab vai construir em Friburgo 120 apartamentos
Sociais
A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Dr. João Hélio Rocha, Reginaldo Amin e Elias Marra da Silva (13); Heloísa do Valle (14); Sílvio Domingos Vassallo (16); João Mezzavilla Teixeira, Carlos Alberto Ennes e Elizabeth Folly (19).
(*) estagiária com supervisão de Henrique Amorim
Há 50 anos
Há 50 anos
Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário