Quando serão iniciadas as aulas na Faculdade de Odontologia?

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 22 de maio de 2021

Edição de 22 e 23 de maio de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com a supervisão de Henrique Amorim

Manchetes:                

  • Paira no ar a pergunta: Quando serão iniciadas as aulas da Faculdade de Odontologia cujos exames vestibulares foram realizadas há algum tempo. Muitos chefes de família estão preocupados com o silêncio da direção da faculdade que ainda não tem um substituto no cargo, já que o diretor-reitor está demissionário. 
  • Fundação Educacional de Nova Friburgo: A FEC, responsável pelo ensino municipal, deu nota de destaque ao desfile do último dia 16 de maio de 1971, quando foram celebrados os 153 anos de Nova Friburgo, com a participação de grande número de alunos à festividade organizada pela prefeitura, todos regularmente uniformizados e devidamente preparados para a apresentação. Caiu muito bem, o fato da direção da FEC participar do pelotão inicial, com a diretoria portanto bandeiras e com seu diretor executivo, professor Wilson Braz Teixeira, empunhando o pavilhão pátrio.
  • Ciclo de Estudos / Desenvolvimento e Segurança Nacional: A Escola Superior de Guerra, iniciou no Centro de Arte local, um ciclo de estudos sobre o desenvolvimento e segurança. O secretário da Fazenda Municipal, dr. Luiz Oliveira Viana, foi o coordenador da empreitada que obteve êxito. Em poucos dias as matrículas foram encerradas, havendo candidatos para mais uma ou duas turmas com uma programação já estabelecida pelos altos escalões militares.
  • Um escândalo: primeiro subiu a gasolina, o gás e agora o pão: Uma enorme majoração nos preços arrasa os friburguenses. Trata-se de uma corrente aumentista sem precedentes! Hortigranjeiros na estratosfera! Ovos na casa dos três mil cruzeiros antigos! Aumento de 30% no quilo do arroz! O feijão está praticamente desaparecido e o pouco de boa qualidade que é exposto custa dois mil cruzeiros antigos por quilograma! Óleos vegetais ultrapassaram o limite de 3 mil e 300 cruzeiros antigos pela lata de 900 gramas! Absurdo total. 
  • Um dos pontos altos do desfile dos 153 anos: Por iniciativa do sr. Lair Soares de Macedo , duas excelentes organizações do município de São João de Meriti abrilhantaram o desfile comemorativo do 153º aniversário de Friburgo, no último dia 16 de maio. São elas, a explêndida banda de música do Ginásio Belindense e a magnífica banda marcial do Colégio Filgueiras. Tais agremiações emprestaram um colorido especial às festividades, oferecendo autênticos ‘’shows’’ em frente ao palanque das autoridades. 
  • Professora Darita Verbicário dos Santos Agre: A talentosa e querida mestra, que é um justo orgulho do nosso magistério e cujo conceito pessoal e funcional tem destaque especial entre os friburguenses, foi nomeada e tomou posse no alto cargo de inspetora do ensino estadual da 8ª Região Escolar, sediada em Friburgo. Professora, que pode ostentar com orgulho uma larga folha de serviços e realizações educacionais em favor da nossa comunidade, Darita foi convidada para o cargo diretamente pelo atual secretário de Educação e por indicação do Governador Padilha.
  • Governador Padilha aplica vultosas verbas em rodovias:  Pelo menos 850 mil cruzeiros já foram aplicados pelo Governo Fluminense, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio, na execução de obras na rodovia RJ-15, que liga Friburgo a Teresópolis. Variantes foram abertas, reduzindo o percurso, construídos bueiros celulares, pontes sobre rios e córregos e pavimentados 14 dos seus 58 quilômetros de extensão.

Pílulas

  • Antônio Aucar, diretor social e seus companheiros do Nova Friburgo Country Clube, comandados pelo dr. Walter Soares da Cunha, estão inteiramente envolvidos e atarefados para transformar a Festa da Cerveja de 17 de julho no maior acontecimento elegante deste 1971 em todo estado do Rio. Não temos dúvida, será mais uma vitória da turma capitaneada pelo mencionado presidente countriano.
  • Não estamos gostando nada do silêncio em torno do início das aulas da Faculdade de Odontologia. O anunciado pedido de demissão do presidente da FEC, professor Amaury  Ferreira Muniz, não nos causou a menor estranheza. Há algo pairando em derredor do assunto ‘’quentíssimo’’ que apaixona realmente a mocidade indocil que quer estudar. Será muito bom não deixar a banda queimar as mãos. 
  • Outra coisa que não compreendemos é a impunidade de que estar gorando a Autarquia Municipal da Água, que continua a fabricar buracos de todos os tamanhos e tipos, nos logradouros principais da cidade e nos recantos sem que nada aconteça. Além das incontáveis ‘’brechas’’, os vazamentos se avolumam sem que a dita cuja Amae, tome as providências.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra aniversários de: Laura Cordoeira Rotay e  Helena Salomão(24); Sofia de Lucas Bravo, Dr. Marcos Vasconcellos Coutinho e Moacyr do Lago Zamith (25); Dr. Alfredo Motta (26); Marcelo e Lair Aor dos Santos (27);  Gustavo José (29); Sebastião Ferreira Balga e Tião Noel (30).

 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.