Primeiro mandado de segurança contra o prefeito Feliciano Costa

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 12 de junho de 2021

Edição de 12 e 13 de junho de 1971
Pesquisa da estagiária Paola Oliveira com supervisão de Henrique Amorim 

Manchetes:

  • Primeiro mandado contra a atual administração - Dois funcionários da Prefeitura de Friburgo, Jabes Silva e Maria Sônia Barroso, impetraram mandado de segurança, defendendo direitos que alegam ter e que foram negados pelo prefeito Feliciano Costa. O fato é de interesse de algumas dezenas de servidores, embora apenas dois deles tivessem assinado a petição. Claro que se vencer o ponto de vista dos conceituados advogados, Célio Ivo de Freitas e Helael Baruck, os demais entraram na lide como litisconsorte. A história é a seguinte: a Câmara Municipal tornou sem efeito uma resolução da anterior administração. O prefeito de então vetou determinado artigo e cumprindo a lei devolveu o veto ao Legislativo para apreciação. Tomando posse, Feliciano Costa, sob a invocação de que se o Executivo fez poderia desmanchar, sem mais nem menos, embora o assunto estivesse na dependência dos vereadores, tornou sem efeito o veto.
  • Improvisações! - Oposição ao real idealismo: A nova Lei de Organização Partidária manipulada a passos de cágado e que está no Congresso, possivelmente vai apanhar desprevenidos os homens públicos do interior, principalmente os de oposição. Com o tempo mais que suficiente para já estar vigorando, a nova legislação, tudo indica que vá surpreender quanto à formalidades essenciais e à prazos fatais para a sobrevivência dos aludidas agremiações partidárias.
  • Secretaria de Saúde e Promoções Humanas - Várias pessoas têm perguntado o que fez até agora a Secretaria de Saúde e Promoções Humanas da prefeitura. Até o momento, nenhuma ação constatamos por parte do órgão, assim como nenhuma, notícia oficial de realizações da dita Secretaria.
  • Confirmação do que anunciamos - É irrisório o aumento de 20% nos salários dos servidores do Estado do Rio, constante da mensagem que o Executivo fluminense enviou à Assembleia. Há três anos essa categoria não recebe qualquer majoração salarial. Será que os mentores do ridículo percentual, não consultaram as estatísticas oficiais – Fundação Getúlio Vargas, por exemplo – para verificar que o custo de vida subiu, no mesmo período 64%? – Não pega  bem falar em falta de recursos, quando todos sabem que com uma simples penada, o governo pode fabricar os meios necessários para que os servidores não continuem a passar vexames.
  • Discurso - O deputado Waldir Costa, da Tribuna da Assembleia Legislativa, reclamou dos departamentos Nacional e Estadual de Estradas  de Rodagem sobre  o estado precário em que se encontram as rodovias que dão acesso à Nova Friburgo, principalmente no trecho entre Parada Modelo e Cachoeiras de Macacu, devendo ser incluído grande parte da serra, cheia de burracos e quase  intransitável, constituindo sérias dificuldades e perigo para centenas de automóveis e caminhões que ali trafegam.

Pílulas:

  • Temos apreciado o modo com que tanto o prefeito Feliciano Costa, como a maioria dos chefes de serviço da sua equipe recebem as críticas da imprensa. É um problema de educação democrática  especialmente de preparo para o exercício de funções públicas. São pobres de espírito os que se aborrecem com a crítica, ficando zangaduinhos quanto a imprensa os caustica e dando pulinhos quando recebem elogios. Não se trata tão somente de pobreza de espírito e mais, muito mais mesmo, de complexados carentes de mentiras que satisfaçam suas mórbidas vaidades.
  • O presidente do M.D.B de Nova Friburgo, industrial Álvaro de Almeida está absolutamente cioso das suas responsabilidades, no que tange aos altos interesses gerais da agremiação, neste momento em que está prestes a ser aprovada pelo Congresso a nova Lei de Organização dos Partidos, em cujo bojo uma série de modificações serão operadas, principalmente a respeito de filiações partidárias. O mencionado dirigente do M.D.B. semanalmente mantém contato com o Diretório Regional para continuar atualizado com o importante assunto.
  • Grandes novidades estão para acontecer nos altos escalões da política de Friburgo. E não ficará somente no que estamos esperando para dias próximos. Até o fim do ano, uma sucessão de fatos e coisas surgirão. 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Mary Silva (14); Guy Dutra da Costa e sua filha Simone (15); Elias Nami, dr. Pedro Rodrigues, Lucas Bohrer e Ludgero José da Silva (16); Nacyra Jabour e Marina Braune (17); Sandra Maria e Aty Luiz e Cláudio (19).

 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.